O ministro da Juventude e Desporto diz que o Governo está empenhado em massificar o desporto nas escolas, como forma de envolver os alunos na prática desportiva. Caifadine Manasse falava no lançamento do projecto Luz de Amanhã, da academia de Badminton, que vai envolver mais de 50 crianças das escolas da Cidade de Maputo
Levar o desporto às escolas bem como aos menos favorecidos é a grande aposta do Governo de Moçambique, como forma de contribuir para o desenvolvimento do desporto nacional.
O Badminton, uma modalidade pouco conhecida no país, é uma das apostas que o Governo quer abraçar e apoiar, para permitir que as crianças tenham acesso a uma actividade desportiva e de educação física.
“Encorajamos para que estas empresas continuem a apoiar, continuem a criar infra-estruturas que possam acomodar este tipo de modalidade ao nível do país e nas províncias, em geral. Para nós, foi um momento muito interessante e que, como governo, a posição que temos é esta, de acarinhar todas as modalidades que possam contribuir para o sucesso e desenvolvimento do desporto em Moçambique”, disse Caifadine Manasse, Ministro da Juventude e Desporto.
O Ministro da Juventude e Desporto, que falava no lançamento do Módulo Luz de Amanhã, um projecto de visão de longo prazo da Academia de Badminton, espera que mais crianças, de todos estados sociais, se envolvam mais na prática da modalidade.
“Estas empresas estão aqui com a Federação de Badminton e com jovens crianças que querem se potenciar e se capacitar nesta área e neste ensinamento de conhecerem esta modalidade. Encorajamos para que continuem a massificar esta modalidade porque, daquilo que percebemos, são muitas crianças que fazem parte deste grupo, a começar por 50 crianças. Dentre elas, estão crianças sem posses que estão a ter uma oportunidade e condições de participar de uma modalidade e terem bolsas para continuarem progressivamente a estudar esta modalidade e também os estudos normais para poderem crescer e terem algum conforto para a sua vida”, referiu Manasse.
O projecto Luz de Amanhã foi lançado durante as finais dos campeonatos nacionais de Badminton, que tiveram como vencedores Idrisse Mossagy e Ryka Bineesh, na categoria de individuais, para além de Pranith e Prabhuraj que venceram em pares homens, e Ryka e Mika, vencedoras em pares mulheres.
No que diz respeito aos pares mistos, Bineesh e Ryka venceram a dupla Vishal e Tânia.
Os vencedores enalteceram a realização da prova e reconheceram que enfrentaram dificuldades, realçando a preparação que tiveram para que conseguissem chegar aos títulos.
A Academia de Badminton envolve 50 crianças das escolas da cidade de Maputo, sendo que 35 delas foram seleccionadas para treinamento sistemático sob orientação de um treinador profissional.