O País – A verdade como notícia

Reinildo Mandava perde na Premier League

O Sunderland, conjunto onde evolui o moçambicano Reinildo Mandava, perdeu, sábado, com o Burnley por 2-0, em duelo da segunda jornada da Liga Inglesa. Golos

Reinildo Mandava perde na Premier League

O Sunderland, conjunto onde evolui o moçambicano Reinildo Mandava, perdeu, sábado, com o Burnley por 2-0, em duelo da segunda jornada da Liga Inglesa. Golos

O ministro da Juventude e Desporto diz que o Governo está empenhado em massificar o desporto nas escolas, como forma de envolver os alunos na prática desportiva. Caifadine Manasse falava no lançamento do projecto Luz de Amanhã, da academia de Badminton, que vai envolver mais de 50 crianças das escolas da Cidade de Maputo

Levar o desporto às escolas bem como aos menos favorecidos é a grande aposta do Governo de Moçambique, como forma de contribuir para o desenvolvimento do desporto nacional.

O Badminton, uma modalidade pouco conhecida no país, é uma das apostas que o Governo quer abraçar e apoiar, para permitir que as crianças tenham acesso a uma actividade desportiva e de educação física.

“Encorajamos para que estas empresas continuem a apoiar, continuem a criar infra-estruturas que possam acomodar este tipo de modalidade ao nível do país e nas províncias, em geral. Para nós, foi um momento muito interessante e que, como governo, a posição que temos é esta, de acarinhar todas as modalidades que possam contribuir para o sucesso e desenvolvimento do desporto em Moçambique”, disse Caifadine Manasse, Ministro da Juventude e Desporto.

O Ministro da Juventude e Desporto, que falava no lançamento do Módulo Luz de Amanhã, um projecto de visão de longo prazo da Academia de Badminton, espera que mais crianças, de todos estados sociais, se envolvam mais na prática da modalidade.

“Estas empresas estão aqui com a Federação de Badminton e com jovens crianças que querem se potenciar e se capacitar nesta área e neste ensinamento de conhecerem esta modalidade. Encorajamos para que continuem a massificar esta modalidade porque, daquilo que percebemos, são muitas crianças que fazem parte deste grupo, a começar por 50 crianças. Dentre elas, estão crianças sem posses que estão a ter uma oportunidade e condições de participar de uma modalidade e terem bolsas para continuarem progressivamente a estudar esta modalidade e também os estudos normais para poderem crescer e terem algum conforto para a sua vida”, referiu Manasse.

O projecto Luz de Amanhã foi lançado durante as finais dos campeonatos nacionais de Badminton, que tiveram como vencedores Idrisse Mossagy e Ryka Bineesh, na categoria de individuais, para além de Pranith e Prabhuraj que venceram em pares homens, e Ryka e Mika, vencedoras em pares mulheres.

No que diz respeito aos pares mistos, Bineesh e Ryka venceram a dupla Vishal e Tânia.

Os vencedores enalteceram a realização da prova e reconheceram que enfrentaram dificuldades, realçando a preparação que tiveram para que conseguissem chegar aos títulos.

A Academia de Badminton envolve 50 crianças das escolas da cidade de Maputo, sendo que 35 delas foram seleccionadas para treinamento sistemático sob orientação de um treinador profissional.

Reinildo Mandava estreou com goleada na Liga Inglesa de Futebol. O Sunderland recebeu e venceu o West Ham por 3-0 e é um dos líderes destacados da Premier League. Já o Benfica iniciou com vitória a disputa do campeonato português, ao vencer tangencialmente o Estrela da Amadora.

Moçambique faz história na primeira liga inglesa. Reinildo Mandava já joga na Premier League. Chegou, viu e já manda na defensiva do Sunderland. O internacional moçambicano foi titular no jogo de estreia da sua equipa no regresso à primeira liga inglesa e disputou os 90 minutos.

Depois de muitas tentativas frustradas nas duas balizas, a primeira parte terminou com o nulo a prevalecer.

E foi já na segunda parte que o Sunderland chegou aos golos, primeiro por Eliezer Mayenda, aos 61 minutos, a cabecear para o fundo das malhas.

Aos 73 minutos foi Reinildo a iniciar a jogada do segundo golo, ao deixar para Adingra, que cruza para o cabeceamento de Daniel Ballard para o fundo das malhas.

O terceiro foi de uma jogada individual de Wilson Isidor que atirou rasteiro para o fundo, a fixar o resultado final. Entrada perfeita da equipa de Reinildo Mandava na Premier League.

Em Portugal, e depois de ter falhado a estreia na primeira jornada, o Benfica foi a Amadora defrontar o Estrela, num jogo em que foi dominador e a dispor de várias oportunidades de abrir o marcador, sem sucesso.

O Estrela também espreitava a baliza encarnada, mas também não atinava com as malhas.

Só mesmo aos 58 minutos que o Benfica beneficia de uma grande penalidade que Pavlidis não desperdiça e coloca a sua equipa em vantagem.

Benfica soma os primeiros três pontos na liga portuguesa, edição 2025/2026.

O Sporting, de Geny Catamo, joga este domingo diante do Arouca, e o Porto visita o Gil Vicente nesta segunda-feira.

A selecção nacional de futebol de sub-17 conquistou, este sábado, a segunda edição do torneio lusófono da União das Federações de futebol da língua Portuguesa, realizado em Cascais, Portugal.

Na final, os Mambinhas sub-17 venceram a similar da Guiné-Bissau por 3-2, com dois golos de Chausson e um de Jayden, conquistando pela primeira vez a prova.

Os Mambinhas sub-17 fizeram o pleno na competição ao vencer todos os jogos disputados, nomeadamente 3-1 diante de São Tomé e Príncipe, 6-2 frente a Macau, 3-0 contra Angola e na final 3-2 diante da Guiné-Bissau.

Chausson Nhabanga foi eleito o melhor jogador da competição.

Depois do sucesso alcançado nos  campeonatos internacionais e europeus de Karting nas diferentes categorias, o piloto internacional moçambicano Ghazi Motlekar vai assumir a partir deste sábado, 16 de Agosto, o novo desafio na Fórmula 4 (F4).

Movido pela paixão, talento e potencial que tem no desporto Motorizado, Ghazi Motlekar está com a moral em alta e firme para fazer uma boa estreia no Kari Motor Speedway Coimbatore, circuito que vai acolher a 1ª Corrida do F4 Índian Championship.

O Campeonato indiano de Fórmula 4 é muito competitivo, e a equipa técnica do Ghazi Motlekar está a trabalhar arduamente para criar todas as condições para que o piloto possa fazer uma boa campanha nas cinco provas que compõem o Certame. Entretanto, o piloto moçambicano já se encontra na Índia junto com a sua equipa e vai realizar treinos livres de adaptação e reconhecimento da pista com o carro, focado em fazer uma boa qualificação na sexta-feira, na grelha de partida.

A 1ª corrida da F4 Índian Championship será disputada no sábado e no domingo, e os patrocinadores do Ghazi Motlekar estão satisfeitos com a evolução do piloto nas corridas.

Moçambique, África do Sul, Eswatini disputam o Redbull Spinning Sensation do ATCM

A Arena de Spinning do ATCM acolhe este sábado, 16 de Agosto, o Redbull Spinning Sensation, uma competição que vai contar com a participação de pilotos de Moçambique, África do Sul e Eswatini. A presente edição do Redbull Spinning Sensation está repleta de muitas inovações, e o destaque vai para o aumento do número de pilotos inscritos.

Estes dados foram avançados por Gibson Tachiua, organizador do evento, que revelou que nesta edição do Redbull Spinning Sensation, a África do Sul estará representado ao mais alto nível, com destaque para os emblemáticos pilotos do Spinning, Sam Sam, King Katra, Mr Elvis e Kasi Crew- innocent. 

Por seu turno, Eswatini vai contar com a participação dos talentosos pilotos Eddie Team Brema, Lynix Team Swazi, Nhosikhona e Ricky Valtim.

Entretanto, no Redbull Spinning Sensation Moçambique vai contar com maior número de pilotos em pista. Até ao momento Moçambique conta com 34 pilotos inscritos no Redbull Spinning Sensation, e à semelhança do último evento realizado no ano passado, a região sul e centro do país terão mais pilotos, com destaque para os de Maputo, Matola, Beira e Xai-Xai.

O PSG conquistou, esta quarta-feira, em Udine, a 50.ª edição da Supertaça Europeia, ao vencer o Tottenham, nas grandes penalidades, por 4-3, após um empate a dois golos no tempo regulamentar. 

O Tottenham, campeão da Liga Europa em 2024/25, abriu o marcador perto do intervalo por intermédio de Van der Ven e chegou ao segundo tento na segunda parte. 

Em momento de inspiração, o PSG virou o resultado marcando dois golos através de Barcola e Kang-in Lee, tendo o jogo sido decidido nas grandes penalidades.  Nuno Mendes viria a ser o herói dos parisienses ao marcar o penálti da vitória, conquistando o primeiro troféu da época 2025/26. 

O Ministro da Juventude e Desporto, Caifadine Manasse, avançou que já foram pagos os primeiros 15 milhões da dívida de 31 milhões com os atletas, referente a premiação desportiva aos atletas que se destacaram nas competições internacionais, de 2017 a 2024. Manasse garantiu que o valor remanescente será pago ainda neste ano. 

Falando à margem da cimeira de jovens, o Ministro da Juventude e Desporto afirmou que já está a ser feito um trabalho para o pagamento da dívida aos atletas. “É verdade que, todos viram, tivemos muitos desafios, um deles era lutar para que o Estádio do Zimpeto voltasse a acolher aquilo que são os jogos dos nossos Mambas, e isso mexeu com aquilo que era o plano inicial, de pagar aos atletas mais uma trans. Então, o importante, neste momento, é que estamos a fazer de tudo e temos a certeza e fé  que não vamos passar este ano sem pagar a trans que resta”, assegurou. 

Manasse anunciou ainda a pretensão de uma reunião nacional para “discutir profundamente sobre o tipo de desporto que queremos, e que tipo de linhas devemos seguir”.

Gianluigi Donnarumma está no centro da mais recente polémica do futebol francês. O guardião italiano foi riscado por Luis Enrique na convocatória do PSG para a Supertaça Europeia, agendada para esta quarta-feira, diante do Tottenham, e está de malas aviadas para… a porta de saída.

A chegada de um novo guarda-redes, Lucas Chevalier, de 23 anos, oriundo do  Lille, a troco de 40 milhões de euros, mais 15 por objectivos, terá sido o último sinal claro que era hora de mudança na baliza do PSG e a decisão de Luis Enrique parece irreversível. 

Nesse sentido, e atento à situação do jogador italiano em Paris, está o Manchester City. Segundo avançou, esta terça-feira, o jornalista Fabrice Hawkins, o clube inglês já terá avançado para as negociações junto dos representantes de Donnarumma. 

Por seu turno, Fabrizio Romano também já garantiu que Pep Guardiola é admirador das capacidades do guardião italiano, ao mesmo tempo que adiantou que o City também já fez um primeiro contacto junto do PSG para perceber quanto terá de investir. 

O valor em causa estará nos 50 milhões de euros e o Manchester City só irá avançar com uma oferta concreta se Ederson sair neste mercado de verão. O guardião brasileiro, que também já vestiu a camisola do Benfica, está em negociações avançadas com o Galatasaray e poderá mudar-se para Turquia nas próximas semanas. 

O Automóvel Touring Club de Moçambique, ATCM, membro da FIA, tem estado a desenvolver acções de formação aos seus membros nas diversas vertentes, com destaque para cronometristas de corridas para provas internas, regionais e internacionais. Ao todo são oito formados por um instrutor sul-africano, que fim-de-semana foram formados para serem oficiais de Time-Keeping das corridas de velocidade.

Com vista a capacitar e aumentar o conhecimento profundo sobre o sistema de Cronometragem nas corridas, internas, regionais e internacionais de Automobilismo organizadas e promovidas pelo Automóvel e Touring Clube de Moçambique (ATCM) membro da FIA, o país conta com mais oito oficiais de Time-Keeping das corridas de velocidade recém formados.

A iniciativa é da direcção do ATCM, liderada por Rodrigo Rocha e está inserida no âmbito das actividades desportivas que estão a ser desenvolvidas com sucesso no Kartódromo e no Autódromo Internacional de Maputo em todas as modalidades de Automobilismo movimentadas pela agremiação.

A formação dos oito Time-Keeping moçambicanos das corridas de velocidade teve lugar no último fim-de-semana em Maputo, e contou com a participação dos antigos e novos cronometristas e colaboradores do ATCM.

Durante a formação de dois dias, os recém-formados tiveram aulas teóricas e práticas sobre o sistema de cronometragem internacional nas corridas de automobilismo, e o nível de entrega e interação, sobretudo nos aspectos  técnicos do funcionamento do sistema de cronometragem eletrônica internacional, que é utilizado nas corridas pelo ATCM, foi elogiado pelo instrutor sul-africano, Bemett Spiers.

O experiente formador do Time-Keeping das corridas de velocidade e endurance ficou muito satisfeito com o nível de trabalho que está a ser desenvolvido pelos departamentos do ATCM na componente desportiva no karting, drag racing e nas corridas de velocidade de circuito do SuperPicanto e Modificados Blutech Grupo M.

O conhecimento apresentado pelos participantes do curso sobre o sistema de cronometragem nas corridas de automobilismo, foi um dos aspectos que também marcou o instrutor sul-africano, que têm muita experiência nas corridas de velocidade de endurance, com registo nas competições de automobilismo em Kyalami, Zwartkops, na vizinha África do Sul.

No final do curso, os recém-formados do time-keeping foram aprovados e certificados para todas as corridas de velocidade e endurance.

Pilotos sul-africanos confirmados no festival internacional do ATCM

Começou a contagem regressiva para a realização da 1ª edição do Festival ATCM de corrida de velocidade que vai colocar frente a frente os pilotos nacionais e sul-africanos no Autódromo Internacional de Maputo.

O Festival ATCM 2025, é uma iniciativa da direcção em exercício que visa relançar os laços de amizade entre os dois países no desporto motorizado, em particular nas corridas de velocidade em circuito.

A participação regular dos talentosos pilotos nacionais, Faudo Sidique, Nico Banze, Sérgio Álvares, Marco da Cunha entre outros, em representação do país e do ATCM nas corridas de velocidade na vizinha África do Sul, está a atrair muitos pilotos da terra do rand para a corrida em referência.

Entretanto, em reconhecimento ao excelente trabalho que está a ser desenvolvido pela direcção do ATCM, departamento de velocidade liderado por Sérgio Álvares, e do director de corridas, Manuel da Silva (Manecas), na componente desportiva, os pilotos nacionais e sul-africanos prometem apresentar-se na máxima força na presente edição do Festival ATCM em referência.

Para o efeito, 16 pilotos sul-africanos já confirmaram a participação e já fizeram a inscrição no evento, e o número vai subir nos próximos dias em função da aderência que está a ter o Festival ATCM.

Em relação à participação de pilotos nacionais, a maior parte dos que fazem parte das corridas de velocidade do SuperPicanto, Modificados Blutech Grupo M, já fizeram a inscrição para o evento, e o grosso dos consagrados nas corridas de velocidade em circuito estão empenhados na preparação dos seus carros de competição, e prometem glorificar a bandeira de Moçambique na presente edição.

Diogo Calila, Óscar Cherene, Sapane “Sampaio” Zunguze, Edson Mucuane e Tomás Adolfo Mahumane são as principais novidades na pré-convocatória anunciada nesta terça-feira, juntando-se ao regressado capitão Dominguez, depois de ter ficado de fora das últimas convocatórias. A pré-convocatória é para os jogos de Setembro, referentes à qualificação para o Mundial de futebol do próximo ano, diante do Uganda e Botswana, respectivamente.

O seleccionador nacional de futebol, Chiquinho Conde, chamou 54 jogadores para a pré-convocatória para o duplo compromisso de apuramento para o Mundial de futebol de 2026, nomeadamente diante do Uganda e Botswana.

Conde chamou, como tem sido hábito, cinco guarda-redes, juntando-se 16 defesas, 21 médios e 12 avançados.

Sem surpresas nos cinco guarda-redes chamados, Chiquinho Conde trouxe pela primeira vez alguns jogadores, com destaque para os que actuam fora de portas, nomeadamente os defesas Diogo Calila, que actua no Santa Clara de Portugal, Oscar Benjamim Cherene, da UD Songo, Bruno Wilson, de San Jose Earthquakes, os médios Sapane Fabião Zunguze, ou simplesmente Sampaio, do Ferroviário de Maputo, Edson Mucuana Lobo, do Aves de Portugal, e os avançados Ângelo Tomás Cantolo, do Chingale de Tete, e Tomás Tomo Adolfo Mahumane, da Associação Desportiva de Vilankulo.

Para além das novas chamadas, o seleccionador nacional resgatou o capitão Dominguez, ausente das duas últimas convocatórias, primeiro devido a lesão, e, mais tarde, por opção técnica.

Destes 54 jogadores, Chiquinho Conde vai escolher, nas próximas duas semanas, 25 jogadores que farão parte da convocatória final para os dois jogos de extrema importância nas contas de apuramento para a prova dos Estados Unidos da América, México e Canadá.

Os Mambas vão defrontar Uganda, em Kampala, para a sétima jornada, e o Botswana, em Maputo, para a oitava jornada da qualificação para o Campeonato do Mundo da FIFA 2026.

Recorde-se que os Mambas ocupam a segunda posição do grupo G de qualificação para o Mundial, com 12 pontos em seis jogos, fruto de quatro vitórias e duas derrotas, curiosamente diante do mesmo adversário, a Argélia, que lidera o grupo com 15 pontos.

Os Mambas tem o desafio de terminar em primeiro lugar no grupo para conseguir a qualificação directa para o Mundial, ou, quanto muito, ser um dos quatro melhores segundos classificados, para depois disputar um torneio intercontinental, para assegurar lugar na prova dos Estados Unidos da América, México e Canadá.

A pré-convocatória integra 54 atletas, distribuídos por posições:

𝐆𝐮𝐚𝐫𝐝𝐚-𝐫𝐞𝐝𝐞𝐬:

Ernan Alberto Siluane, Fasistêncio João Faza (Fazito), Acácio Edmilson Muendane (Kaka), Ivane Oficial Urrubal, Kimiss Zavala

𝐃𝐞𝐟𝐞𝐬𝐚𝐬:

Domingos João Macandza, Edmilson Gabriel Dove, Bruno Alberto Langa, Reinildo Isnard Mandava, Infren da Conceição Matola, Diogo Calila, Oscar Benjamim Cherene, Bruno Wilson, Bheu António Januário, Fernando Macaime, Francisco Muchanga (Chico), Martinho Thauzene, Edson André Sitoe (Mexer), Feliciano Jone (Nené), Fernando Data Chambuco, Alberto Alface (Foia)

𝐌𝐞́𝐝𝐢𝐨𝐬:

Amade Momade (Amadou), Alfonso Amade, João Bonde, Ricardo Martins Guimarães (Guima), Manuel Nhanga Kambala, Keyns Abdala, Ezequiel Idalina Machava, Dário Melo, Pedro Miguel Neves Santos (Pepo), Aly Abudo Zacarias, Shaquille Nangy, Luís José Miquissone, Clésio Palmeirim Bauque, Geny Cipriano Catamo, Jonathan Eusébio Muiomo, Elias Gaspar Pelembe (Dominguez), Witiness João Quembo (Witi), Gildo Lourenço Vilanculos, Sapane Fabião Zunguze (Sampaio), Edson Mucuana Lobo, Stélio Marcelino Ernesto (Telinho)

𝐀𝐯𝐚𝐧𝐜̧𝐚𝐝𝐨𝐬:

Amâncio Canhembe (Neymar), Stanley Ratifo, Faizal Bangal, Alcides David, António Sumbane, Ângelo Tomás Cantolo, Elias Macamo, Chamito Lamborino, Pachoio Lau Ha King (Lau King), Dayo António, Melque Melito Alexandre, Tomás Tomo Adolfo Mahumane

+ LIDAS

Siga nos