O País – A verdade como notícia

O internacional moçambicano pode estar a caminho do Estrela Vermelha de Portugal, equipa que milita na segunda divisão do futebol português, segundo escreve o jornal Record. A falta de oportunidades no Pafos do Chipre leva o lateral-esquerdo a ponderar a interrupção do contrato.

Depois de muito se falar no interesse de clubes da Espanha e da Inglaterra em ter os préstimos do internacional moçambicano Bruno Langa, agora surge outra informação que pode mudar o futuro do jogador.

O jornal desportivo português Record escreve, na sua edição desta quarta-feira, que Bruno Langa está muito perto de ser reforço do Estrela da Amadora neste mercado de transferências de Janeiro.

O lateral-esquerdo moçambicano, de 28 anos, deverá ser emprestado pelo Almería, da segunda divisão espanhola, aos tricolores, ainda que haja na mesa interesses do Eibar da Espanha e do Hull City e Fulham da Inglaterra.

Bruno Langa cumpre, desde Julho do ano passado, um empréstimo do Almería da Espanha ao Pafos do Chipre, sendo que o mesmo deverá ser terminado em breve, de forma a que o internacional moçambicano possa, desta forma, regressar a Portugal um ano e meio depois.

Recorde-se que o jogador se mudou de Portugal para Espanha depois que representou o Amora, na altura vindo da Black Bulls, o Vitória de Setúbal e o Desportivo de Chaves, último clube que representou antes de passar para Espanha no verão de 2024, rumo ao Almería, a troco de 1,2 milhões de euros.

Com o clube espanhol, Langa tem um contrato válido até 2028, com uma cláusula de rescisão avaliada em um milhão de euros, segundo o Transfermarkt, site especializado em mercados de transferências de jogadores. 

Esta temporada, soma 18 jogos pelo Pafos, clube que disputou a fase de liga da Liga dos Campeões europeus, e que pagou 200 mil euros pela cedência de Langa. Aos 28 anos, já foi internacional moçambicano em 37 ocasiões, tendo sido um dos titulares na lateral esquerda durante o Campeonato Africano das Nações que decorreu no Marrocos, de Dezembro de 2025 a Janeiro corrente, e conquistado pelo Senegal.

Ao serviço dos Mambas, Bruno Langa apontou apenas um golo.

Quinze equipas já garantiram o apuramento, com Arsenal e Bayern de Munique a serem as únicas apuradas para os oitavos-de-final, antes da última jornada da fase de liga. Com quatro equipas eliminadas, a Jornada 8 terá 17 clubes a lutar pelas últimas vagas no play-off da fase a eliminar.

Com Sporting, de Geny Catamo, a ter assegurado a qualificação ao play-off, pelo menos, procura nesta jornada a qualificação directa para os oitavos-de-final, enquanto o Benfica tem teste duro frente ao Real Madrid, na busca de um lugar no play-off de apuramento aos “oitavos”.

Analisamos os principais factos e estatísticas de algumas partidas de destaque nesta que é a última jornada da fase da liga da Liga dos Campeões Europeus, com todos os jogos marcados para a mesma hora: 22h00 de Maputo.

 

Athletic Bilbau vs Sporting CP

O histórico de confrontos directos entre as equipas está empatado, com duas vitórias para cada lado. Ambas as equipas venceram em casa na terceira eliminatória da Taça UEFA de 1985/86 e nas meias-finais da Liga Europa 2011/12.

O Athletic Club perdeu apenas dois dos últimos dez jogos em casa nas provas da UEFA. O Sporting CP não venceu nenhum dos 14 jogos fora em competições da UEFA contra adversários espanhóis.

A equipa portuguesa também não vence há seis jogos fora da Liga dos Campeões, onde somou dois empates e quatro derrotas. Luis Suárez marcou quatro golos nos últimos seis jogos do Sporting CP na Champions League.

 

Benfica vs Real Madrid

As equipas defrontaram-se apenas três vezes em provas da UEFA: o Benfica venceu por 5-3 na final da Taça dos Campeões Europeus de 1962 e por um resultado total de 6-3 nos quartos-de-final da mesma prova em 1964/65, graças a um triunfo por 5-1 em Lisboa, a que se seguiu uma derrota por 2-1 em Madrid.

O Benfica venceu apenas três dos últimos 25 jogos europeus frente a equipas espanholas.

Se jogar, Nicolás Otamendi passa a somar 100 jogos na Champions League propriamente dita, marca anteriormente alcançada por apenas dois jogadores argentinos: Lionel Messi (163) e Ángel Di María (116).

José Mourinho, treinador do Benfica, comandou o Real Madrid entre Maio de 2010 e Junho de 2013, conquistando a Taça de Espanha em 2010/11 e o campeonato na época seguinte.

O Real Madrid está invicto nos últimos dez jogos em provas da UEFA contra equipas portuguesas, incluindo quatro vitórias consecutivas fora. Álvaro Carreras, defesa do Real Madrid, foi contratado pelos Merengues ao Benfica no último Verão, após 68 jogos e cinco golos pelas Águias entre 2024 e 2025.

 

Arsenal vs Kairat Almaty

O Arsenal é a única equipa a vencer os primeiros sete jogos na fase de liga da Champions League 2025/26. Desde a introdução da fase de liga na época passada, nenhuma equipa venceu os oito jogos.

Os Gunners somaram sete vitórias consecutivas pela primeira vez na história das competições da UEFA.

Desde a derrota por 1-0 com o Inter na Jornada 4 da edição 2024/25, o Arsenal venceu 11 jogos consecutivos na fase de liga e sofreu apenas quatro golos nesse período.

O Arsenal abriu o marcador nos sete jogos disputados esta época e marcou três ou mais golos nos últimos cinco jogos na competição.

O Kairat Almaty não vence há dez jogos nas provas da UEFA, somando três empates e sete derrotas.

 

Monaco vs Juventus

Monaco e Juventus defrontaram-se seis vezes nas competições europeias, sempre na fase a eliminar da Champions League: meias-finais de 1997/98, quartos-de-final de 2014/15 e meias-finais de 2016/17. A equipa italiana prevaleceu em todas essas ocasiões e venceu quatro dos seis jogos, contra apenas um triunfo do Monaco.

A equipa francesa perdeu apenas um dos últimos sete jogos caseiros na fase de grupos/fase de liga da Champions League e não sofreu golos nos últimos dois jogos em casa nesta competição.

A Juventus perdeu apenas três dos últimos 15 jogos nas competições da UEFA contra equipas francesas.

Os Bianconeri registaram três vitórias consecutivas na Champions League pela primeira vez desde que somaram cinco vitórias consecutivas nas edições de 2020/21 e 2021/22.

 

Borussia Dortmund vs Inter

Dortmund e Inter defrontam-se nas competições da UEFA pela primeira vez desde a fase de grupos da Champions League 2019/20, quando o Inter venceu por 2-0 em casa na Jornada 3, antes do Dortmund responder com uma vitória por 3-2 na Jornada 4.

O BVB perdeu apenas um dos últimos 21 jogos caseiros na Champions League.

Uma vitória do Dortmund será a sua 100ª na Taça dos Campeões Europeus/Liga dos Campeões.

O Inter perdeu cinco dos últimos seis jogos fora na fase de grupos/fase de liga da Champions League contra equipas alemãs, vencendo apenas um jogo.

Os Nerazzurri perderam três jogos consecutivos na mesma edição da Champions League pela primeira vez e uma derrota na derradeira jornada eleva esse número para quatro, algo que seria uma novidade.

 

Barcelona vs Copenhagen

O Barcelona está invicto nos últimos oito jogos europeus frente a equipas dinamarquesas, sofrendo apenas dois golos nesse período. Isto inclui os únicos encontros entre estas equipas, com o Barcelona a vencer por 2-0 em casa e a empatar 1-1 fora na fase de grupos da Champions League 2010/11.

A equipa espanhola marcou em 26 dos últimos 27 jogos na Champions League e nenhum dos seus últimos 42 jogos europeus terminou sem golos.

No verão de 2025 o Barcelona contratou Roony Bardghji ao Copenhagen, onde marcou 15 golos em 84 jogos ao longo de quatro temporadas.

O Copenhagen venceu apenas um dos últimos 16 jogos europeus frente a adversários espanhóis, mas essa única vitória aconteceu no encontro mais recente, por 3-2, na visita ao Villarreal, na Jornada 6.

O Copenhagen está invicto nos últimos três jogos na Champions League, igualando a sua maior sequência invicta na competição propriamente dita. Pode tornar-se no primeiro clube dinamarquês a alcançar 50 vitórias na Taça dos Campeões Europeus/Champions League.

Enquanto o seu pai, Henrik Larsson, jogou no Barcelona, entre 2004 e 2006, Jordan Larsson, do Copenhagen, fez parte dos escalões de formação do clube catalão.

 

Paris Saint-Germain vs Newcastle United

Os únicos confrontos entre as equipas em competições da UEFA ocorreram na fase de grupos da Champions League 2023/24, com o Newcastle a vencer por 4-1 em casa na Jornada 2, seguindo-se um empate a um golo em Paris na Jornada 5.

O Paris venceu cinco dos últimos sete jogos europeus contra adversários ingleses e está invicto nos últimos quatro.

A equipa francesa perdeu apenas dois dos últimos 18 jogos caseiros na fase de grupos/fase de liga da Champions League.

O Paris marcou quatro ou mais golos em três dos últimos quatro jogos em casa na fase de liga da Champions League.

O Newcastle venceu apenas um dos nove jogos fora em provas da UEFA contra equipas francesas.

 

Manchester City vs Galatasaray

Os únicos encontros do Manchester City com um clube turco em provas da UEFA foram contra o Fenerbahçe, na primeira eliminatória da Taça dos Campeões Europeus de 1968/69, com a equipa de Istambul a apurar-se com um resultado total de 2-1. Já o Galatasaray está invicto nos últimos quatro jogos europeus frente a equipas inglesas.

Uma derrota do Manchester City marcaria a sua primeira série de derrotas consecutivas em casa na Champions League desde uma série de três jogos entre as épocas 2017/18 e 2018/19.

A derrota do Manchester City frente ao Leverkusen na Jornada 5 pôs fim a uma série de 23 jogos invictos em casa na fase de grupos/fase de liga da Champions League.

A equipa turca venceu apenas um dos últimos 12 jogos fora em competições da UEFA.

O Galatasaray precisa de dois golos para se tornar na primeira equipa turca a marcar 250 na Taça dos Campeões Europeus/Champions League.

 

Pafos vs Slavia Praha

Esta é a primeira vez que clubes do Chipre e da Chéquia se defrontam na Champions League propriamente dita.

O Pafos perdeu apenas um dos últimos dez jogos europeus em casa.

O Pafos venceu apenas um dos últimos oito jogos em competições da UEFA. O único encontro do Slavia Praha com uma equipa cipriota em provas da UEFA foi na fase de qualificação da Champions League 2017/18, quando foi eliminado pelo APOEL com um resultado total de 2-0.

A equipa checa não vence há 14 jogos nas provas da UEFA.

O Slavia Praha não vence há 18 jogos na Champions League propriamente dita desde a vitória caseira por 2-1 frente ao Steaua na Jornada 1 da sua campanha de estreia, em Setembro de 2007.

 

Napoli vs Chelsea

Os únicos encontros entre as equipas em competições da UEFA ocorreram nos oitavos-de-final da Champions League 2011/12, quando o Chelsea reverteu uma derrota por 3-1 na primeira mão, em Napoli, com uma vitória por 4-1 em Stamford Bridge, após prolongamento, para chegar aos quartos-de-final e eventualmente sagrar-se campeão.

O Napoli venceu oito dos últimos 11 jogos em casa em competições da UEFA contra equipas inglesas e perdeu apenas um dos últimos 20 jogos caseiros na competição no total.

Antonio Conte, treinador do Napoli, comandou o Chelsea entre 2016 e 2018, conquistando o título da Premier League em 2016/17 e a Taça de Inglaterra em 2017/18 durante as duas temporadas ao serviço dos ingleses.

O Chelsea venceu apenas dois dos 13 jogos fora em competições da UEFA contra adversários italianos, perdendo seis dos últimos sete.

A equipa inglesa perdeu apenas dois dos últimos 12 jogos na fase de grupos/fase de liga da Champions League e venceu 16 dos últimos 20 jogos nas provas da UEFA.

Nenhum dos últimos 55 jogos do Chelsea nas competições europeias terminou sem golos.

O contrato do seleccionador nacional dos Mambas, Chiquinho Conde, termina no próximo sábado e até agora ainda não há desfecho sobre a sua continuidade ou não. 

Esta semana poderá ser decisiva para o futuro dos Mambas, até porque a Federação Moçambicana de Futebol (FMF) deverá tomar posição sobre quem vai liderar o combinado nacional nos próximos anos. 

No comando técnico desde Outubro de 2021, Chiquinho Conde conta na sua folha de serviços com duas qualificações para o Campeonato Africano de Futebol (CAN), onde na recém-terminada prova conquistada pelo Senegal, cometeu a proeza de alcançar a primeira vitória de sempre e o apuramento também, pela primeira vez,  aos oitavos-de-finais. 

O ex-capitão dos Mambas qualificou ainda o conjunto moçambicano para o extinto CHAN, prova que era reservada aos jogadores que militam nos campeonatos internos, tendo chegado aos quartos-de-final da prova. 

Após renovar o contrato em Agosto de 2024, Chiquinho Conde aguarda, assim, por mais um aceno do órgão reitor do futebol moçambicano, que até agora continua no silêncio. 

 

Duplas nacionais preparam a primeira etapa do Campeonato Regional de Voleibol de Praia,  que terá lugar em Windhoek,  capital da Namíbia, de 20 a 22 de Fevereiro.

Trata-se de José Mondlane/Osvaldo Mungoi e Vanessa Muianga/Mércia Mucheza, actuais campeões, que conquistaram todas etapas na época passada. 

A pouco menos de um mês para a prova, a  Federação Moçambicana de Voleibol enfrenta dificuldades financeiras para custear a participação das duas duplas, que deverão partir para Namíbia sem o seu respectivo treinador.

A Federação Internacional de Futebol (FIFA) anunciou oficialmente a realização da 6.ª edição do Exame de Agentes de Futebol, referente ao ano de 2026, conforme comunicado através da Circular n.º 1956, datada de 21 de Janeiro de 2026.

A decisão surge na sequência do elevado número de candidaturas registadas na edição de 2025, que contou com 7745 candidatos em todo o mundo, tendo sido a primeira edição realizada em formato online.

Com vista a aumentar a acessibilidade e dar resposta à crescente procura, a FIFA decidiu alargar o número de sessões de exame, passando de duas para seis datas possíveis ao longo de 2026.

De acordo com aquela circular, o período de candidaturas vai de 20 de Janeiro a 6 de Março de 2026 e as datas de exame são 28, 29 e 30 de Abril de 2026 e 5, 6 e 7 de Maio de 2026. As sessões de Maio serão abertas para inscrição mediante procura por parte dos candidatos.

A FIFA esclarece ainda que estas serão as únicas sessões do exame em 2026, pelo que todos os interessados em obter a licença de Agente de Futebol deverão submeter a sua candidatura dentro do prazo estabelecido.

Os termos e condições oficiais, bem como o Regulamento do Exame de Agentes FIFA serão disponibilizados oportunamente na FIFA Agent Platform e no site oficial da FIFA.

As contas do Sporting são mais fáceis em relação às do Benfica. Ainda assim, são muitos cenários e com uma mãozinha do Benfica à mistura para os “leões” de Geny Catamo chegarem aos oitavos-de-final de forma directa, uma vez que a qualificação para o play-off está garantida. Para o Benfica, as contas são ainda mais complicadas.

O triunfo (2-1) frente ao PSG, na passada quarta-feira, confirmou o Sporting como uma das equipas cujo trajecto na Champions não irá ficar pelo caminho na fase de liga.

Os leões vão terminar a ronda em questão como um dos primeiros 24 classificados, pelo que a passagem ao play-off está já garantida. 

Agora, Rui Borges e os seus pupilos encaram a deslocação ao reduto do Athletic Bilbao com alguma tranquilidade, mas não só. Isto porque o conjunto leonino pode, ainda, terminar no top-8 da Liga dos Campeões e evitar, desta forma, dois jogos adicionais no já apertado calendário.

Resta, então, olhar para os cenários em cima da mesa, de forma a perceber que equações entram nas contas do universo leonino. Importa, antes de tudo, salientar que uma derrota na última jornada torna o sonho leonino praticamente impossível, face aos diversos cenários que teriam de acontecer a favor do Sporting.

Isto porque os leões ficariam com os mesmos 13 pontos que possuem actualmente e poderiam ser ultrapassados na tabela por diversas equipas – isto ignorando a diferença de golos entre os vários candidatos a subidas na classificação final –, o que tornaria o objectivo de findar no top-8 uma autêntica miragem matemática. 

Olhemos, então, para os restantes cenários.

OS CENÁRIOS EM CASO DE VITÓRIA OU EMPATE

Por outro lado, se o Sporting não perder no mítico San Mamés, a história é diferente, bem como as contas do apuramento.

Caso os leões vençam o Athletic Bilbao, o Sporting precisa, idealmente, que pelo menos um dos seguintes cenários aconteça: Real Madrid perca com o Benfica; Liverpool perca com o Qarabag; Tottenham não vença o Eintracht Frankfurt; PSG e Newcastle empatem; Chelsea não vença o Napoli; Barcelona não vença frente ao FC Kobenhavn.

Ainda assim, se nenhum destes cenários se vier a confirmar, existe outro factor a ter em conta: a diferença de golos que cada equipa possui neste momento. Desde que o Sporting consiga vencer e fazer com que a diferença de golos seja superior a um ou mais adversários que ficariam com 16 pontos e que entram, naturalmente, nesta corrida.

Se, por outro lado, o Sporting registe uma igualdade frente ao Athletic Bilbao, as contas são muito mais complicadas para os leões, face ao confronto directo, na última jornada, entre PSG e Newcastle – duas equipas com aspirações de terminar no top-8.

Em termos de possibilidades, empate entre PSG e Newcastle obriga a que: Chelsea perca frente ao Napoli; Barcelona perca frente ao FC Kobenhavn; Manchester City não vença o Galatasaray; Atlético de Madrid não vença o Bodo/Glimt; Atalanta não vença o Union St. Gilloise; Borussia Dortmund e Internazionale empatem; Juventus não vença o Monaco.

Caso o PSG ou o Newcastle vençam o duelo, o cenário acaba por ser ligeiramente mais fácil para o Sporting, que precisa ‘apenas’ que seis dos sete cenários enumerados anteriormente aconteçam. Não obstante, evitar a derrota no San Mamés é o primeiro – e crucial – passo para que os leões sonhem com a presença directa nos “oitavos” da prova.

A Federação Moçambicana de Futebol e a Liga Moçambicana de Futebol reuniram-se ontem para projectarem o Moçambola 2026. No encontro, foi criada uma comissão conjunta responsável por estudar os melhores mecanismos para a organização da prova.

O Moçambola continua a mexer com as estruturas do futebol nacional. Nesse sentido, a Federação Moçambicana de Futebol sentou-se à mesma mesa com a direcção da Liga Moçambicana de Futebol, diga-se, para entender tudo à volta da prova.

Os dois organismos discutiram sobre o melhor modelo do Moçambola deste ano, daí que foi criada uma comissão.

O arranque do Moçambola 2026 poderá ser conhecido nos próximos dias e o respectivo modelo a ser usado.

Com a recta final da Liga Europa a aproximar-se, as equipas lutam por pontos em busca de um lugar na fase a eliminar. O FC Porto, de visita ao Plzen, e o Sporting de Braga, em casa com o Nottingham Forest, tentam na quinta-feira reforçar os lugares de apuramento directo para os oitavos-de-final da Liga Europa de futebol.

As duas equipas portuguesas entram na sétima e penúltima jornada da fase de liga no top-8, os lugares de acesso imediato à fase seguinte, com o Sporting de Braga em sétimo e o FC Porto em oitavo, ambas com os mesmos 13 pontos.

O cenário para ambos é favorável, com os dragões a defrontarem nas duas últimas rondas o Plzen (fora) e o Rangers (casa), enquanto os arsenalistas terão pela frente o Nottingham Forest (casa) e o Go Ahead Eagles (fora).

Na deslocação à República Checa, a equipa de Francesco Farioli, com uma campanha na I Liga quase imaculada, é absoluta favorita, diante de um Plzen muito inconstante no seu campeonato (quarto) e que na competição europeia segue em 14.º (duas vitórias e quatro empates).

Já o Sporting de Braga, a recuperar da eliminação na Taça da Liga e na Taça de Portugal, tem tido bons resultados na segunda competição da UEFA, mas, na quinta-feira, terá teste duro na Pedreira com os ingleses do Forest.

O histórico emblema de Nottingham (11.º na fase de liga) está perto da zona de descida na competitiva liga inglesa, mas, no fim-de-semana, travou em casa (0-0) o líder Arsenal e, na Liga Europa, foi a única equipa a derrotar o FC Porto (2-0).

Após três vitórias consecutivas no início da campanha, o Braga passou por um período algo conturbado, devido à derrota caseira ante o Genk, a única nos últimos 13 jogos europeus (V10 E2), e o empate na visita ao Rangers, antes de regressar aos triunfos frente ao Nice, na ronda anterior.

A segunda competição da UEFA é liderada pelo Lyon (15 pontos), de Paulo Fonseca, mas também de Afonso Moreira e Mathys de Carvalho, que nesta jornada visita o Young Boys, com o emblema suíço a querer manter-se no pelotão de 24, rumo aos play-off.

O Lyon reparte nesta Liga Europa a liderança com os dinamarqueses do Midtjylland, que visitam os noruegueses do Brann (22.º), e os ingleses do Aston Villa, que se deslocam à Turquia para defrontar o Fenerbahçe (12.º).

A competição chega a esta sétima ronda sem que cinco equipas tenham qualquer vitória, nomeadamente Utrecht, Rangers, Malmö, Maccabi Telavive e Nice, com os franceses a serem os únicos apenas com derrotas.

 

Feyenoord – Sturm Graz

O duelo em Roterdão será uma luta pela sobrevivência para Feyenoord (30º classificado) e Sturm Graz (29º). O histórico dá mais alento aos neerlandeses, que na última recepção aos austríacos venceram por 6-0, além do facto dos visitantes terem perdido os últimos oito jogos fora nas competições europeias.

 

Fenerbahçe – Aston Villa

Apesar do arranque a perder, o Fenerbahçe, ajudado por quatro golos de Kerem Aktürkoğlu em três jogos, averbou 11 pontos e está em boa posição na luta pelo apuramento. A seguir defronta o Aston Villa, que já garantiu o apuramento e que se moraliza ainda mais pelo facto de ter prevalecido na última vez que encontrou os turcos.

 

Roma – Stuttgart

A capital italiana vai presenciar o primeiro duelo entre ambas as equipas, que estão em igualdade pontual e perto do apuramento directo. Apesar de só terem vencido fora em três dos últimos dez jogos europeus (E1 D6), os alemães moralizam-se pelo facto de os italianos já terem perdido em casa duas vezes esta época.

O Sporting, com Geny Catamo a titular, venceu ontem o PSG por duas bolas a uma em jogo da sétima e penúltima penúltima jornada da Liga dos Campeões Europeus, com os dois golos a serem apontados por Luis Suárez. 

Já com os playoffs garantidos, o Sporting passa a somar os mesmos 13 pontos que PSG, Manchester City e Atalanta, na partilha do quinto posto, dentro do tão desejado top8, deslocando-se agora ao reduto do Athletic Bilbao para decidir se passa directamente aos oitavos ou se lutará pela referida fase nos playoffs (do 9.º ao 24.º classificados).

+ LIDAS

Siga nos