O País – A verdade como notícia

Ministério da Juventude e Desporto, Federação Moçambicana de Futebol e Liga Moçambicana de Futebol, estiveram reunidos esta quinta-feira para encontrar caminhos para a viabilização do Moçambola-2026. Os três órgãos de gestão do desporto, em particular o futebol, mostraram-se confiantes que a prova arranque em Abril, no modelo tradicional de todos contra todos em duas voltas.

O Ministro  da Juventude e Desporto, Caifadine Manasse, recebeu, nesta quinta-feira, no seu gabinete de trabalho, o Presidente da Federação Moçambicana de Futebol, Feizal Sidat, e o Presidente da Liga Moçambicana de Futebol, Alberto Simango Jr., num encontro que contou igualmente com a presença de quadros seniores do Ministério e dirigentes das duas instituições.

A reunião decorreu num ambiente de concertação estratégica e compromisso institucional, tendo como ponto central a criação de condições técnicas, organizativas e logísticas para o arranque efectivo do Moçambola, a principal competição do futebol nacional.

Segundo Alberto Simango Jr., os resultados dos trabalhos realizados pelas comissões conjuntas foram positivos e permitiram ultrapassar constrangimentos anteriormente identificados.

“Do último encontro entre as comissões de trabalho por nós criadas obtivemos avanços significativos. As condições estão reunidas para o arranque do Moçambola”, afirmou.

Por sua vez, Feizal Sidat reafirmou o papel fiscalizador e orientador da Federação:

“Enquanto Federação Moçambicana de Futebol, vamos assegurar o monitoramento rigoroso das competições do Moçambola. Estamos satisfeitos com os entendimentos alcançados entre as equipas técnicas.”

O Ministro da Juventude e Desporto, Caifadine Paulo Manasse, destacou o alinhamento institucional alcançado e saudou esta nova etapa do futebol nacional:

“Como Governo, estamos satisfeitos com os consensos alcançados e saudamos esta nova fase que marca o início do Moçambola. O futebol é um instrumento de unidade nacional e desenvolvimento.”

Com o entendimento consolidado entre Governo, Federação e Liga, o Moçambola prepara-se para arrancar sob o signo da estabilidade, organização e compromisso com a excelência competitiva, renovando a esperança dos adeptos e fortalecendo o desporto nacional.

Recorde-se que o Moçambola-2026 será disputado por 14 equipas, nomeadamente a União Desportiva de Songo, Black Bulls, Ferroviário da Beira, Associação Desportiva de Vilankulo, Ferroviário de Maputo, Ferroviário de Lichinga, Baía de Pemba, Chingale de Tete, Ferroviário de Nampula, Costa do Sol, Ferroviário de Nacala, todos vindos do Moçambola-2025, mais os três recém-promovidos, Associação Desportiva de Pemba, pela zona Norte, Liga Desportiva de Sofala, pela zona Centro, e Maxaquene, que chega em representação da zona Sul.

A temporada 2026 terá início oficial no dia 22 de março, com a disputa da Supertaça Mário Esteves Coluna, que colocará frente a frente a União Desportiva do Songo e a Black Bulls.

Portugal tem praticamente assegurado o regresso ao sexto lugar do ranking da UEFA no final da época, o que vai permitir voltar a três clubes na Liga dos Campeões europeus, a partir de 2027/2028, uma vez que as alterações no ranking de 2026 só produzem efeitos um ano depois.

Há, no entanto, a possibilidade de antecipar o regresso a esses três clubes já em 2026/2027. Para isso, Portugal teria de terminar o ano como um dos dois países com mais pontos somados nesta temporada.

E esse objectivo ficou mais complicado com a derrota do Benfica, na terça-feira, na recepção ao Real Madrid. Para já, Portugal continua no segundo lugar anual, com a Inglaterra a liderar (e é inalcançável), mas viu Alemanha e Espanha aproximarem-se.

Os espanhóis somaram 0,250 pontos ao seu coeficiente anual graças, precisamente, à vitória do Real na Luz. Já a Alemanha acrescentou 0,286 pontos ao seu total de pontos, por causa do triunfo do Dortmund na recepção à Atalanta (uma vitória vale mais pontos aos alemães por terem começado a época com sete clubes nas provas da UEFA, enquanto a Espanha tinha oito).

Segundo cálculos da conta FootballMeetsData no X, a Alemanha, apesar de estar ainda atrás de Portugal, tem agora 50,77 por cento de possibilidades de assegurar o segundo lugar anual e com isso garantir uma equipa extra na Champions da próxima época.

Portugal viu as suas possibilidades caírem 5 pontos percentuais, para 17,11 por cento. Mas o país mais afectado pelo primeiro dia do play-off da Champions foi a Itália, que com as derrotas de Juventus e Atalanta passou a ter apenas 14 por cento de possibilidades, menos ainda que a Espanha, que subiu para 16,98.

O Celtic recebe o Stuttgart e o Fenerbahçe mede forças com o Nottingham Forest, com várias rivalidades na fase de liga a conhecerem um novo capítulo no arranque do play-off da fase a eliminar, nesta quinta-feira, 19 de Fevereiro.

Sem o FC Porto e o Braga, apurados directamente para os oitavos-de-final da Liga Europa, a prova procura as oito equipas que se juntam às já qualificadas para a fase do mata-mata, com a disputa dos play-off.

São oito jogos que vão definir oito equipas, que em duas mãos deverão mostrar a sua superioridade em campo, a partir desta quinta-feira.

 

Celtic vs Stuttgart

O treinador interino do Celtic, Martin O’Neill, comandou a equipa na última vez que os Bhoys enfrentaram o Stuttgart, vencendo por um total de 5-4 na quarta eliminatória da Taça UEFA 2002/03. Esse confronto foi decidido por uma derrota por 3-2 na segunda mão na Alemanha, na qual os comandados de O’Neill lutaram para defender o triunfo por 3-1 logrado em casa.

O Stuttgart tem em si a vantagem dos confrontos directos entre o Celtic e as equipas da Bundesliga, jogando em casa, desde a última visita do clube alemão, em 2003, já que os escoceses venceram apenas dois jogos, perderam um e empataram seis.

 

Fenerbahçe vs Nottingham Forest

O Nottingham Forest desloca-se pela primeira vez na sua história à Turquia no play-off da fase a eliminar. O Fenerbahçe já recebeu um adversário inglês na presente temporada, perdendo por 1-0 contra o Aston Villa num jogo no qual talvez merecesse um pouco mais.

Na antevisão ao jogo, o técnico do Fenerbahçe, Domenico Tedesco, disse que [e preciso ter cautelas para não se deixar surpreender, até porque “quando se joga um futebol corajoso contra este tipo de adversário, acaba-se sempre por conceder espaços para atacarem. Eles têm qualidade para fazer mossa no contra-ataque”.

O Forest, duas vezes campeão europeu, não participava nas competições europeias desde que atingiu os quartos-de-final da Taça UEFA em 1995/96.

 

PAOK vs Celta

O PAOK de Răzvan Lucescu perdeu fora por 3-1 ante o Celta nesta edição da fase de liga, com o técnico do conjunto espanhol, Claudio Giráldez, a não parecer muito preocupado com um reencontro entre as duas equipas. 

O PAOK, porém, é um oponente totalmente diferente quando actua na Grécia. De facto, ainda não perdeu em sete jogos em casa contra clubes espanhóis (4 vitórias e 3 empates), com o empate 4-4 frente ao Atlético de Madrid na Taça UEFA em 1997 a constituir o único encontro onde sofreu golos.

O PAOK sofreu apenas um golo nos seus seis últimos jogos em casa nas provas europeias, onde alcançou três vitórias e igual número de empates.

 

Mais detalhes

Petar Stanić, melhor marcador na presente edição da prova, vai tentar melhorar o seu registo de sete golos quando o Ludogorets receber o Ferencváros. O campeão búlgaro perdeu por 3-1 contra esse mesmo adversário na Jornada 4.

Presentes na fase a eliminar de uma competição de clubes da UEFA pela primeira vez em quase 20 anos, os noruegueses do Brann recebem o Bologna em Bergen. Estas duas formações mediram forças na fase de liga, empatando 0-0 na Itália.

O Lille também tem pela frente um adversário bem familiar no play-off, mais concretamente o Crvena Zvezda. O emblema francês perdeu fora por 1-0 diante dos sérvios na Jornada 4, com Marko Arnautović a converter um penálti já na recta final.

Está tudo a postos para o arranque oficial da época futebolística 2026 no País. A Supertaça Mário Esteves Coluna marca a abertura oficial da época e a Federação Moçambicana de Futebol já marcou a data e o local para a sua realização.

Assim, o dia 22 de Março é a data apontada para a disputa do primeiro troféu oficial da temporada, e será disputada pela União Desportiva do Songo, na qualidade de campeã nacional, que fez a dobradinha ao vencer também a Taça de Moçambique, e a Associação Black Bulls, finalista vencido da Taça de Moçambique.

O embate terá lugar no “Caldeirão” do Chiveve, às 15h00, numa clara indicação de que o Campeonato Nacional de futebol, o Moçambola, deve iniciar no último fim-de-semana de Março ou no primeiro de Abril.

Na temporada 2026/27 as duas colectividades irão representar o país nas competições africanas, nomeadamente a Liga dos Campeões da CAF e a Taça da Confederação, também conhecida como Taça CAF ou Taça Nelson Mandela.

A Black Bulls conquistou a prova pela última vez em 2024 e a União Desportiva do Songo em 2023. O Ferroviário de Maputo é o detentor da prova, após derrotar a Black Bulls no ano passado, enquanto o Costa do Sol é a equipa com mais conquistas, 11 ao todo.

Newcastle da Inglaterra, Atlético Madrid da Espanha, Inter de Milão da Itália e Bayern Leverkusen da Alemanha disputam o jogo da primeira mão de acesso aos oitavos-de-final da liga milionária fora de portas. Será uma noite para ganhar vantagem na eliminatória, que deverá ser confirmada na próxima semana.

No prosseguimento da primeira mão do play-off de acesso aos oitavos-de-final da Liga dos Campeões europeus, os principais candidatos a passarem para a fase seguinte jogam fora de portas.

 

Qarabağ vs Newcastle

Este será um duelo de novidades, já que ambas as equipas se estreiam na fase a eliminar. O Qarabağ é também o primeiro clube azeri a participar nesta fase e o Newcastle nunca defrontou uma formação do Azerbaijão.

O Qarabağ não venceu os nove jogos anteriores frente a adversários ingleses, tendo empatado um jogo e perdido oito.

O Newcastle venceu apenas dois dos últimos 15 jogos europeus fora. Na fase de liga, a equipa terminou com um registo de uma vitória, dois empates e uma derrota.

 

Club Brugge vs Atlético

As equipas defrontaram-se oito vezes e o saldo é equilibrado com três vitórias para cada uma. Os duelos mais recentes aconteceram nesta competição, na fase de grupos de 2022/23, quando o Club Brugge venceu por 2-0 em casa e empatou a zero em Madrid.

A equipa belga levou a melhor nos duelos a eliminar ante o Atlético. Apurou-se com um resultado total de 4-3 nos quartos-de-final da Taça dos Campeões Europeus de 1977/78 e repetiu o feito na mesma fase, mas da Taça das Taças, em 1991/92.

O Club Brugge não perdeu em quatro jogos caseiros frente ao Atlético, onde somou três vitórias e um empate, que por seu lado foi afastada em quatro das últimas seis eliminatórias da Champions League.

 

Bodø/Glimt vs Inter de Milão

Frente-a-frente vão estar duas equipas em extremos opostos no que toca a experiência, já que o Inter foi finalista da prova em duas das últimas três edições e o Bodø/Glimt cumpre a primeira campanha no torneio. Ainda assim, já se defrontaram, na segunda eliminatória da Taça das Taças de 1978/79, com um resultado total de 7-1 a apurar o Inter.

O Bodø/Glimt eliminou a Lazio na Europa League da época passada, mas foi o seu único sucesso em cinco eliminatórias ante italianos. Contam com Kasper Høgh para mudar essa tendência, pois o avançado apontou três golos nos últimos dois jogos da Champions League e frente a adversários de peso (Manchester City e Atlético).

O Inter venceu os quatro jogos disputados frente a adversários noruegueses e prevaleceu em seis das últimas sete eliminatórias disputadas nesta prova.

 

Olympiacos vs Leverkusen

As equipas defrontaram-se na Jornada 7 desta edição, com o Olympiacos a vencer por 2-0. Antes, em 2002/03, também se tinham encontrado na Champions League, com cada uma a vencer em casa na primeira fase de grupos.

O recente triunfo encerrou uma série de 13 jogos sem vencer da formação grega contra equipas alemãs, que tinha alcançado um empate e 12 derrotas.

O Leverkusen está a um golo dos 200 nesta competição, e o próximo poderá ser marcado pelo defesa goleador Alejandro Grimaldo, que facturou em três das últimas quatro partidas na Champions League. Um golo faria com que o Leverkusen atingisse a marca dos 200 golos nesta competição.

À excepção do embate entre Qarabağ e Newcastle que inicia quando forem 20h00 de Moçambique, os restantes jogos arrancam quando forem 22h00 de Moçambique.

O Presidente da República,  Daniel Chapo, endereçou uma mensagem de  felicitação ao pugilista moçambicano Tiago Muxanga, pela  conquista do título Commonwealth Silver, na categoria dos super  meio-médios, alcançada após um combate intenso de dez  rounds, diante do inglês Asinia Byfield, decidido pelo júri. 

Na sua mensagem, o Chefe do Estado destaca o significado da  vitória para o desporto nacional e para a afirmação  internacional dos atletas moçambicanos, sublinhando o mérito, a  disciplina e a determinação demonstrados pelo jovem pugilista  ao longo do combate realizado em Brentwood.

“A conquista do título Commonwealth Silver pelo pugilista Tiago  Muxanga constitui um feito de elevado significado para o  desporto moçambicano, projectando Moçambique no  panorama internacional do boxe profissional”, afirma o  Presidente da República na mensagem de felicitação. 

Daniel Chapo realça ainda que a vitória resulta de um  percurso de trabalho árduo e de uma postura competitiva  exemplar, evidenciada desde os primeiros rounds do combate,  no qual o atleta moçambicano assumiu o controlo do confronto  com personalidade e confiança, apesar da reconhecida  experiência do adversário. 

“Este triunfo é fruto da dedicação, da disciplina e do espírito de  sacrifício do atleta, que soube honrar as cores nacionais e  demonstrar que a juventude moçambicana tem capacidade  para competir e vencer ao mais alto nível”, refere. 

Na mesma mensagem, o Presidente da República encoraja Tiago  Muxanga a prosseguir com determinação a sua carreira  desportiva, assumindo esta conquista como um marco de  motivação para novos desafios no boxe profissional. 

“Que esta vitória sirva de inspiração para outros jovens e de  incentivo para que continue a elevar o nome de Moçambique,  com humildade, coragem e perseverança, nas grandes arenas  do desporto internacional”, sublinha o Chefe do Estado.

Aguentou-se pouco tempo em Angola o treinador francês. Depois de um CAN para esquecer, aceitou convite de um clube e Federação autorizou fim de acordo entre as partes.

Em comunicado, a Federação Angolana de Futebol informa que a rescisão se deu por “mútuo acordo” e que Patrice Beaumelle deixa o comando técnico da selecção “para assumir, nos próximos dias, um novo compromisso profissional em um clube africano”. Um desejo manifestado pelo treinador e que mereceu da federação “uma avaliação profunda, ponderada e consensual entre as partes”, escreve a FAF.

O elenco presidido por Alves Simões frisa que, “ao longo do seu percurso no comando técnico dos Palancas Negras, Patrice Beaumelle distinguiu-se pelo profissionalismo, dedicação e paixão com que abraçou o desafio de servir o futebol angolano”.

Pelo que, junta, “a FAF expressa o seu mais sincero agradecimento ao treinador e a toda a sua equipa técnica pelo empenho, entrega e espírito de missão demonstrados em todos os momentos, reconhecendo o elevado valor humano e profissional que colocaram ao serviço do país”.

A Federação Angolana de Futebol reafirmou o “compromisso com a transparência, a estabilidade e a construção de uma selecção forte, competitiva e capaz de representar Angola com orgulho e dignidade”, prometendo para breve mais informações, nomeadamente a escolha de um novo seleccionador.

Refira-se que o Esperance de Tunis, da Tunísia, tem sido apontado como o destino do seleccionador de Angola.

O fim-de-semana dos jogadores moçambicanos a evoluírem na diáspora foi intenso, com regressos importantes, golos decisivos, estreias marcantes e jogos que mantêm viva a ambição nas respectivas competições em África, Europa e Ásia.

Os jogadores moçambicanos que têm sido “habitués” na selecção nacional, nos últimos tempos, tiveram um fim-de-semana de emoções diferentes, com alguns a saírem sorridentes, outros tristes e mais alguns de fora por opção técnica ou por lesão.

Faizal Bangal, avançado moçambicano que actua no AC Mestre da terceira divisão da Itália, foi o que mais alegria teve no fim–de-semana. O atleta marcou um golo decisivo no embate diante do Vigasio, que terminou com a vitória da sua equipa por 2-1, que consolida a terceira posição na tabela classificativa e mantém acesa a luta pela subida de divisão.

Já Geny Catamo regressou de lesão mais cedo do que o previsto, uma vez que a previsão era de duas a três semanas. Começou o jogo diante do Famalicão no banco de suplentes, entrando aos 62 minutos para ajudar a equipa a vencer por uma bola sem resposta, com golo de Daniel Bragança, de cabeça, após canto de Trincão.

O Sporting mantém a perseguição ao FC Porto, líder, estando há quatro pontos, e com vantagem de três pontos em relação ao Benfica, que segue na terceira posição.

Quem marcou estreia na sua nova equipa foi Luís Miquissone. Transferido da União Desportiva de Songo para representar o Al Ahly Benghazi da Líbia, demorou para merecer confiança, mas no sábado acabou por ser chamado e ajudou a sua equipa a vencer o Al Borouq por uma bola sem resposta, mantendo-se na zona de apuramento à fase seguinte do Campeonato Líbio.

Também na Líbia, mas para a Taça, Nenê foi titular na vitória da sua equipa, o Abu Salim SC, por 1–0, diante do Al Ittihad Misrata, garantindo passagem à fase seguinte. Recorde-se que Nenê esteve lesionado e recuperou, sendo agora titular na sua equipa.

Witi Quembo foi titular no Nacional e realizou uma boa exibição frente ao FC Porto, sem no entanto conseguir evitar a derrota por 0-1, em jogo da 22.ª jornada da Liga Portuguesa.

Quem também saiu derrotado foi Mexer Sitoe, ao serviço do Ankaragücü da Turquia. O internacional moçambicano entrou na segunda parte e não evitou a derrota por 3-4 frente ao Bodrum FK, em jogo da 25.ª jornada.

Chamito Alfândega foi titular pela sua equipa, o Varzim SC, e saiu aos 73 minutos, sem evitar a derrota fora frente ao CD Mafra para a segunda divisão portuguesa.

Diogo Calila não saiu do banco na derrota da sua equipa, Santa Clara, por 1-2, frente ao Benfica, para o campeonato português. A equipa de Calila cai para o 16.º lugar com 17 pontos.

Já Ricardo Guima não saiu do banco, mas viu a sua equipa, Zira FK, vencer o Karvan por 1-0, em partida da 20.ª jornada do campeonato do Azerbaijão.

Fora dos convocados esteve Bruno Langa, por lesão, e Reinildo Mandava, por opção, para descanso, este fim-de-semana. Langa lesionou-se durante a semana, depois de ter feito estreia no Estrela da Amadora de Portugal e foi da bancada que viu a equipa ser derrotada por 2-1 diante do Vitória de Guimarães.

Já Reinildo Mandava foi poupado na Taça da Inglaterra, num jogo em que o Sunderland venceu o Oxford United por 1-0 e avançou para a próxima fase da prova.

Alfons Amade e o Dunfermline Athletic visitam, nesta terça-feira, o Greenock Morton, em partida da 22.ª jornada da Championship escocesa.

O Comité Executivo da Confederação Africana de Futebol reuniu-se, na passada sexta-feira, e tomou decisões importantes para o desenvolvimento do futebol africano, com destaque para as datas da realização da próxima edição do CAN, que será em Junho e Julho em três países, nomeadamente Quénia, Tanzânia e Uganda. Na mesma reunião, falou-se da possibilidade de aumento do número de selecções a disputar a prova, de 24 para 28, sem, no entanto, se adiantarem detalhes sobre a prova africana de 2028.

O Campeonato Africano das Nações (CAN) de 2027 irá realizar-se nos meses de Junho e Julho, confirmou o presidente da Confederação Africana de Futebol (CAF), Patrice Motsepe.

O líder do órgão máximo do futebol africano desmentiu também os rumores sobre um possível adiamento ou mudança de datas, classificando-os como “totalmente infundados”.

A competição, que será organizada em conjunto por Quénia, Tanzânia e Uganda, tem levantado dúvidas quanto à prontidão das infra-estruturas necessárias nos três países da África Oriental.

No entanto, Motsepe mostrou-se optimista durante uma conferência de imprensa na Tanzânia, em Dar-es-Salaam, na última sexta-feira, após uma reunião do comité executivo da CAF, que contou com a presença de Faizal Sidat, presidente da Federação Moçambicana de Futebol e 5º vice-presidente da CAF.

“O CAN do próximo ano no Quénia, na Tanzânia e no Uganda vai ser um enorme sucesso”, afirmou Motsepe, acrescentando ainda que “estou extremamente confiante. Existem sempre desafios. Temos de acreditar em nós próprios como africanos e acreditar no nosso povo. A qualidade das pessoas que temos a liderar o futebol africano é de classe mundial”.

Apesar destas declarações, um adiamento seria recebido com algum agrado por Nicholas Musonye. O presidente do comité organizador local do Quénia disse à AFP na quinta-feira que um adiamento da próxima edição do CAN para 2028 “seria bom para o Quénia”, uma vez que o País terá eleições gerais em Agosto de 2027.

Até amanhã, terça-feira, 17 de Fevereiro, uma equipa de inspecção da CAF estará a avaliar as instalações e infra-estruturas nos três países anfitriões. As datas exactas da prova serão anunciadas oportunamente, segundo Motsepe.

Recorde-se que a CAF se comprometeu, a partir de 2019, a realizar o CAN a meio do ano civil, mas as últimas três edições acabaram por decorrer em torno do mês de Janeiro.

A realização do torneio a meio da época dos clubes europeus tem gerado conflitos pela libertação de jogadores. Além disso, a partir de 2028, a competição passará a ser disputada de quatro em quatro anos, em vez de bianualmente.

O presidente da CAF não avançou detalhes sobre as candidaturas para a edição de 2028, mas expressou o desejo de, no futuro, alargar o torneio de 24 para 28 selecções.

+ LIDAS

Siga nos