Uma Delegação da Assembleia da República, constituída por membros das Comissões dos Assuntos Constitucionais, Direitos Humanos e de Legalidade (CACDHL) e da Administração Pública e Poder Local (CAPPL), auscultou, quarta-feira, em Mossuril, província de Nampula, as autoridades governamentais locais, no âmbito da elevação desta vila à categoria de município.
Na ocasião, Maria do Ceu Omar do Amaral, vice-presidente da Comissão de Administração Pública e Poder Local, que chefia a delegação, disse que, nos encontros que manteve com as autoridades governamentais locais a vários níveis na província, o grupo se apercebeu da vontade para a elevação da vila-sede de Mossuril em autarquia.
Maria do Céu frisou que “Mossuril possui infra-estruturas, um mosaico histórico muito rico, um potencial turístico vasto, reunindo, assim, condições necessárias para a sua elevação a município, a partir do próximo ano 2023, quando Moçambique realizar as suas eleições autárquicas a 15 de Outubro.
Por seu turno, o administrador do distrito de Mossuril, Rui Chong Saw, disse aos deputados que a vila possui potencialidades socio-económicas e infra-estruturas de base para avançar com a proposta de elevação da vila-sede à categoria de município.
O governante afirmou que a vila-sede é a que mais contribui na balança económica do distrito, destacando o turismo e pesca, como principais fontes de arrecadação de receitas.
A visita de trabalho dos deputados das comissões especializadas do Parlamento surge no âmbito da proposta submetida pelo Governo moçambicano à Assembleia da República, atinente à criação de 12 novas autarquias, da que a vila sede do distrito de Mossuril faz parte.
Esta quinta-feira, 01 de Dezembro, o grupo de parlamentares trabalhou na província de Cabo Delgado, onde auscultou as autoridades das vilas de Balama e do Ibo.
A delegação chefiada pela deputada Maria Amaral integram os parlamentares Rafael Lourenço Chande, Gloria Ernesto Matuassa, Sabir José Vasco Maquege, Hermenegildo Domingos Chiure, Zacarias José.