Cruzaram a Europa e Ásia içando a bandeira cultural de Moçambique. Já se encontram em Maputo e querem fazer sentir a sua presença com “Vumbulukene”.
Depois da digressão pela Ásia e Europa a Associação Cultural Hodi já se encontra no solo pátrio. Para celebrar o regresso à casa o grupo vai brindar o público com um concerto musical denominado “Vumbulukene”. Trata-se de um espectáculo que visa despertar a sociedade moçambicana à luta pelo desenvolvimento do país, valorização, preservação e divulgação da cultura moçambicana. Pois a cultura é um forte meio para a promoção da imagem do país além-fronteiras.
O espectáculo vai servir, também, como um espaço para a partilha das experiências vividas em 5 países por onde a Associação Cultural Hodi exibiu sua classe em representação de Moçambique em cerca de 10 festivais internacionais. “Vumbulukene” está marcado para o próximo sábado, dia 25 de Agosto pelas 19 horas no “Just Bar”, localizado no bairro de Magoanine “B”.
A Banda Hodi é um agrupamento musical fundado pelos gémeos Manhiça (Elias e Augusto) e faz parte das várias ramificações da Associação Cultural Hodi, que faz fusão de instrumentos tradicionais de Moçambique e convencionais. O ritmo que caracteriza a banda chama-se “Mandowa” e é originário da província de Sofala. A banda Hodi é composta por 6 elementos que executam instrumentos como: Timbila, Nhatiti, Mbira, Toges, Viola baixo, guitarra, congas, bateria e muito mais. “Vumbulukene” será o primeiro de vários concertos que o grupo fará em Maputo.