O Conselho Municipal de Maputo promete endurecer as medidas contra as empresas que fazem escavações e posterior má reposição das estradas em vários pontos.
Nos últimos dias, é normal deparar-se com situações de buracos abertos ao longo das vias de acesso na capital do país, e o governo municipal promete mão dura contra as empresas responsáveis.
Esta terça-feira, uma equipa do Conselho Municipal, composta por vereadores para as áreas de mobilidade, transporte e trânsito e técnico para um exercício de fiscalização foi ao terreno e constatou situações lamentáveis.
“Na Cidade de Maputo, nos últimos dias, foram feitas várias escavações de linhas de serviços, e estas têm vindo a contribuir para degradação das vias”, disse o vereador para áreas de transporte, Fernando Vanche, que revelou medidas que serão aplicadas às empresas que continuarem com o exercício.
Na lista dos infractores na mira do município da capital, estão as empresas que se dedicam à implantação de condutas de gás, água, construção civil, entre outras, sendo que a uma já foi aplicada uma multa de três milhões de Meticais.
Segundo as estruturas municipais, as medidas visam desencorajar a prática que já inundou a cidade capital.
A avenida Julius Nyerere é um exemplo de várias que carregam marcas de destruição. Em vez de repor os danos com a asfaltagem, as empresas usam betão, o que causa degradação com o passar do tempo.