A União Europeia (UE) não cerrou, hoje, um acordo sobre quanto durará a nova prorrogação do prazo do Brexit, motivo pelo qual os embaixadores dos 27 Estados-membros decidiram continuar a debater a questão durante mais alguns dias, pelo que a decisão fica adiada.
Os embaixadores já se mostraram dispostos a conceder uma nova prorrogação a Londres durante a reunião anterior, na quarta-feira, com o objectivo de evitar uma saída sem pacto do Reino Unido.
Têm sido dias de grandes desafios para o primeiro-ministro britânico que não consegue alcançar o consenso no parlamento sobre o acordo firmado com Bruxelas. Boris Johnson considera que está a ser razoável ao dar mais tempo aos deputados para analisarem o documento e tomarem decisões. Mas avança com um pedido de eleições antecipadas para 12 de dezembro.
O líder dos Trabalhistas não se opõe a um novo escrutínio mas avisa que só o apoiará se o cenário da saída sem acordo for posto de parte. Esta sexta-feira, o porta-voz de Boris Johnson afirmou que o primeiro-ministro “fará tudo o que puder para romper o impasse para o Brexit porque o país deseja” que ele aconteça.