No passado dia 25 de Outubro, a Stv completou 20 anos de existência. Por isso, na gala de celebração realizada na noite de hoje, na Cidade de Maputo, o PCA do Grupo SOICO, Daniel David, prometeu continuar a tornar o canal de excelência e, sobretudo, competitivo a nível global.
Segundo disse Daniel David, os pilares da Stv não se baseiam numa visão míope do passado, mas na convicção de que é com projectos estruturantes que se podem alcançar os objectivos pretendidos.
No seu discurso, Daniel David lembrou que a Stv é vista em todo o mundo, através da Stv Notícias e da Stv Play. Ainda assim, a ambição é continuar a crescer, com investimento na inovação, na infra-estrutura e no Homem, pois só assim a televisão pode ser diferenciadora.
Falando a uma audiência que contou com a presença do Presidente da República, Filipe Nyusi, Daniel David prometeu que, em breve, os telespectadores irão desfrutar de uma tecnologia de ponta, o que, simultaneamente, irá permitir que o canal cresça de forma competitiva e se afirme como referência global. Segundo acredita o PCA da SOICO, o futuro da Stv é promissor, pois estão a ser edificados os pilares importantíssimos para garantir as vantagens competitivas e capacidade inovadora da instituição.
“Brevemente, iremos partilhar com todos o que estamos a preparar na edificação desses pilares. No futuro, teremos capacidade de alcançar uma produção nacional de excelência, competir a nível global e com qualidade aceite em qualquer parte do mundo. Iremos agir de uma forma local, produzindo em Moçambique, mas tendo telespectadores globais”. Prometeu Daniel David, para quem, apesar das várias dificuldades enfrentadas, durante os 20 anos, o momento é de celebrar e partilhar alegrias.
Uma vez que a Stv é uma construção conjunta, Daniel David descreveu o momento de celebração em uma palavra: gratidão, ao Presidente da República, por testemunhar o aniversário; àqueles que investem no canal, por acreditarem que agrega valor nos seus negócios; aos que fazem com que o canal exista, os telespectadores; aos parceiros e aos colaboradores que trabalham dia e noite para que o sinal, a imagem que vale mais do que mil palavras, esteja em casa dos moçambicanos.
“Queremos celebrar a capacidade que esta instituição, Stv, teve em formar quadros que continuam a ser a bandeira e a imagem da informação e do entretenimento, garantindo que possamos informar, educar e entreter com qualidade. São esses colaboradores que hoje reconhecemos. Queremos também ter uma palavra muito especial às empresas que usam a Stv como um meio para chegarem aos seus clientes. Sem as empresas, não estaríamos aqui. E se organizamos este evento, é graças a essas empresas.”
Depois de ter dito que é graças aos profissionais que são formados na Stv, David prometeu que o canal continuará a inovar e a ser uma televisão de referência; revelou que o grupo terá um centro de eventos com iniciativas que a Stv tem como responsabilidade social. Afinal, “somos parte de uma nação que vive e respira usando a Stv para se comunicar”, sublinhou.
A Stv está a investir para baixar os custos de produção e passar a ser ágil a trabalhar. “Vamos crescer competitivos. Essa é a nossa grande aposta, esse é o nosso grande desejo. Para que isso aconteça, contamos com a vossa Excelência [Filipe Nyusi] e com o vosso Governo, contamos com as empresas, que são as geradoras de renda, que geram emprego e desenvolvem a nossa economia”, reforçou.
Num dos momentos mais simbólicos da sua intervenção, Daniel David lembrou que não caminhou sozinho e que o sucesso da Stv também se deveu muito ao apoio da sua família.