O País – A verdade como notícia

Daniel David estimula jovens a tornarem-se empreendedores com a plataforma Wise Up

O PCA do Grupo SOICO e fundador da MAKAGUI deu uma palestra para orientar os jovens a encontrar o caminho do sucesso, no sector do empreendedorismo. No último dia da feira de tecnologias MozTech, realizada na Arena 3D, na Katembe, Cidade de Maputo, Daniel David explicou como a plataforma Wise Up, dedicada ao ensino de inglês, é um activo privilegiado para quem pretende aprender e ganhar dinheiro de forma sustentável.
Respondendo a uma pergunta retórica, formulada esta quinta-feira, durante a feira de tecnologias MozTech, Daniel David disse que empreender é fazer algo diferente e com valor. Logo, empreendedor é todo aquele que identifica e soluciona problemas. A explicação foi dada por quem tem 40 anos de percurso profissional, na área do empreendedorismo, ao longo de 45 minutos. Na verdade, a sessão funcionou como mote para o fundador da SOICO e da MAKAGUI chegar ao cerne da questão: sucesso financeiro.  

De acordo com Daniel David, quem não domina a educação financeira, está perdido na vida, e, a capacidade de vender um produto que se julga diferenciador é para quem quer prosperar. Por isso mesmo, a pensar na condição de pobreza que vários jovens moçambicanos enfrentam, o empreendedor levou à Arena 3D um produto literalmente dedicado aos que ambicionam a prosperidade. Trata-se da Wiser Sales Platform, uma plataforma dedicada à venda de cursos de inglês, que, do utilizador, apenas exige um telemóvel com acesso à internet. David inscreveu-se nesse serviço tecnológico ano passado, quando decidiu começar a somar rendimentos do zero. Aprendeu e, rapidamente, convenceu-se de que estava ali uma ferramenta fundamental para quem almeja aos trinta e poucos anos garantir uma reforma financeira que lhe garanta o empoderamento e a liberdade. “Eu vendi sempre, mas precisava de ter um caso de sucesso para partilhar”.

O caso de sucesso, com efeito, é a Wise Up, que não só permite às pessoas aprenderem a falar inglês de forma moderna e dinâmica, como ainda as permite enriquecer enquanto se formam. Segundo disse Daniel David, vender um curso por dia,garante 60 mil meticais. Inicialmente, ele propôs-se a vender dois cursos.

David vê na Wise Up uma grande ferramenta porque Moçambique, afinal, está rodeado de países que têm o inglês como língua oficial. “Quem quiser ter grandes oportunidades, tem de se preparar para fazer negócios ao nível da SADC”. Todavia, internamente também há muitas potencialidades, até porque sete milhões de moçambicanos com acesso à internet é uma excelente oportunidade de negócio.

Decidi ensinar inglês, vendendo um produto que permite a pessoa aprender onde e quando quiser. Temos de saber vender, o que implica ter técnica, conhecer a dor, a ambição e o desejo do cliente”. Dito isso, Daniel David acrescentou que o empreendedor deve diferenciar com valor ou então morrerá com o preço. Tudo o que tem valor, as pessoas pagam. O vendedor é o protagonista da sua vida e a venda nos desenvolve”. Assim, tendo a noção de “valor” e de “venda”, David garantiu que a Wise Up oferece serviços necessários e que impactam positivamente na vida das pessoas.

Ainda na Arena 3D, o fundador da SOICO e da MAKAGUI referiu-se às variáveis decisivas para quem pretende singrar na área do empreendedorismo, entre as quais a única que não deve mudar: “a nossa essência, a nossa fé, aquilo que nos move.

Daniel David chamou atenção aos jovens para aprenderem a questionar, inclusive, àqueles que os formam. Conforme observou, existem muitas pessoas que tratam do tema empreendedorismo só do ponto de vista teórico, sem a experiência da prática. “Aquele que ensina, tem de dominar e saber. Eu tenho uma experiência de 40 anos, que me dá legitimidade para partilhar a minha história e contribuir para que os outros tenham diferencial na vida. Enquanto tivermos sopro de vida no nosso corpo, devemos nos perguntar qual é a razão de termos nascido. Às vezes, a pessoa cresce e forma-se sem estar certo sobre o que deveria ser. Se não soubermos qual é o nosso propósito, levaremos uma jornada que nos faz perder tempo. E o tempo é precioso para o ser humano”.

Para que não houvesse equívocos, David disse aos mais jovens que, embora o dinheiro seja importante rumo ao equilíbrio financeiro, não é tudo. “O dinheiro é um meio que nos ajuda a realizar os nossos projectos rumo ao sucesso que queremos atingir”. Mas do que depende o sucesso? O empreendedor respondeu: “Depende de corpo, de alma (relações com as pessoas, com a família, com os amigos e os nossos sentimentos) e do nosso espírito (a forma como acordarmos e olhamos para o universo). Sem este triângulo equilibrado, não há como ter sucesso na vida.

Ao debruçar-se sobre o tema “Empreendedorismo na prática: oportunidades de negócio online – caso de estudo: Wiser Sales Platform”, Daniel David percorreu a sua trajectória de via, desde 1966, ano do seu nascimento, até MAKAGUI, plataforma especialmente dedicada a criar desenvolvimento humano através de palestras e variadas iniciativas inerentes. MAKAGUI possui três pilares importantes: inteligência financeira, que ajuda as pessoas a terem vida próspera com base em comportamento correctos; reforma da liberdade financeira; e liderança.

Na sua intervenção, Daniel David destacou que sempre procurou fazer o seu melhor nas piores condições por que passou. Por exemplo, na década de 80, tempo da fome em Moçambique, ou na África do Sul, na época do Apartheid. Esse também é um exemplo que os jovens precisam seguir.

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos