O País – A verdade como notícia

Da sagrada esperança de Chiquinho à vontade dos seus jogadores

A selecção nacional Sub-23 joga, este domingo, a última cartada para o acesso ao campeonato africano da categoria, diante do Gana, em jogo da segunda e última eliminatória. O seleccionador nacional, Chiquinho Conde, acredita que é possível virar a eliminatória e os jogadores têm vontade de fazer história.

Eliminatória comprometida! É um facto. Mas nada que apague a chama de Chiquinho Conde, que, não obstante reconhecer a qualidade e a tradição do Gana nas camadas de formação, acredita que é possível virar o curso da história.

Dito de outra maneira, Chiquinho Conde mantém a sagrada esperança de qualificar, pela primeira vez, a selecção Sub-23 para o campeonato africano de futebol e, por tabela, para os Jogos Olímpicos Paris 2022.

A derrota em casa, no último domingo, diante dos ganenses, numa partida em que o combinado nacional não teve uma abordagem feliz, sobretudo na primeira parte, terá deixado a nu algumas fragilidades do conjunto moçambicano, entre as quais a capacidade de aguentar a pressão nos momentos cruciais do jogo.

É a pensar nisso e noutros aspectos que não terão corrido de feição nessa referida partida em que Chiquinho Conde já está no terreno a preparar aquele que será o jogo de tudo ou nada para os Mambinhas, este domingo.

O combinado nacional trabalha na perspectiva de corrigir os erros cometidos no Estádio Nacional do Zimpeto, tendo em vista encarar a partida da segunda mão de forma meticulosa.

Os Mambinhas, que tiveram um dia de descanso após o jogo de domingo, começaram com os trabalhos de preparação esta terça-feira, tendo, nessa sessão de treino, Chiquinho Conde privilegiado a recuperação de jogadores, ensaio de aspectos técnico-tácticos e bolas paradas.

Além da componente técnica, Conde tem concentrado as suas atenções no que diz respeito à parte psicológica dos seus jogadores, uma vez entender que no futebol moderno se joga mais com a mente do que com os pés.

Mais do que isso, o seleccionador nacional tem incutido nos seus jogadores que é preciso respeitar os seus adversários, sem, no entanto, temê-lo. No caso do jogo contra o Gana, Chiquinho Conde disse, no fim da partida do último domingo, que os seus jogadores devem acreditar que é possível vencer o Gana e, consequentemente, passar a eliminatória.

Na sessão desta quarta-feira, por sinal a segunda, os Mambinhas voltaram a trabalhar os aspectos técnicos, com destaque para o ensaio de jogadas a partir do meio-campo.

Por sua vez, os jogadores acreditam que, com muito trabalho, é possível ultrapassar o Gana, adversário que, segundo o que viram no jogo da primeira mão, está ao alcance do combinado nacional. Dizem, ainda, que o importante é corrigir os erros cometidos no jogo passado e também explorar as fragilidades do Gana, de modo a fazer um resultado que garanta a qualificação para o CAN da categoria.

Mais uma vez, Chiquinho Conde contou, nessa sessão de treino, com todos os jogadores, com a particularidade de Zidane Sidat estar a treinar de forma condicionada após ter sofrido uma lesão na preparação do jogo da primeira mão, facto que o fez estar fora dessa partida.

O combinado nacional vai realizar, esta quinta-feira, mais uma sessão de treino antes da partida amanhã para a capital do Gana, Acra, onde vai defrontar os “Black Stars”, como já o dissemos, em jogo de tudo ou nada para o conjunto moçambicano.

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos