O País – A verdade como notícia

City e Inter marcam encontro na final da Champions de Istambul

Foto: ESPN

A final da Liga dos Campeões da Europa é conhecida. A 10 de Junho próximo, Manchester City e Inter de Milão vão decidir, em Istambul, quem fica com o canecão e destrona o detentor do troféu, Real Madrid.

Bernardo Silva esteve em destaque na noite desta quinta-feira, na vitória do Manchester City sobre o Real Madrid por 4-0 no Ethiad, que coloca o emblema inglês na final da Liga dos Campeões. Os Citizens, que se preparam para ser campeões ingleses, deram um banho de bola aos actuais detentores do troféu, na segunda mão das meias-finais da prova. O resultado só não foi mais volumoso porque Courtois tirou três golos cantados a Haaland.

Na final, o Manchester City vai medir forças com o Inter Milão, que afastou o rival AC Milan (2-0 e 1-0).

Depois do sono que foi o Inter 1-0 AC Milan da última terça-feira, os amantes do futebol ansiavam por este duelo entre os principais candidatos a vencer a prova, nesta que era uma espécie de final antecipada. O 1-1 no Bernabéu tinha deixado tudo em aberto para o Ethiad, onde havia a curiosidade de saber se os merengues voltariam a ter capacidade para travar esta máquina de jogar futebol, que é a equipa de Guardiola.

Para o milionário Manchester City, este jogo era visto como o penúltimo da Champions rumo ao tão desejado título que o clube persegue há quase duas décadas.

Numa reedição da meia-final da última temporada, o Real Madrid esperava novo triunfo (ainda que fosse nas grande penalidades) para continuar dono e senhor da mais importante competição europeia de clubes e poder elevar o recorde para 15 conquistas, numa época em que já venceu a Taça do Rei de Espanha, mas deixou a Liga Espanhola fugir para o rival Barcelona.

Depois do 1-1 na primeira mão, o Manchester City mostrou a razão de ser a melhor equipa do Mundo na actualidade, com estes 4-0 ao campeão europeu e do mundo.

Em busca do seu primeiro título da Champions, o Manchester City regressa à final, duas temporadas depois de ter perdido com o Chelsea no Estádio do Dragão, defrontando o Inter de Milão, três vezes campeão europeu, no encontro decisivo, marcado para 10 de Junho, em Istambul, um local com capacidade para mais de 75 mil espectadores.

Esta será a segunda decisão da Liga dos Campeões sediada pelo estádio, que já recebeu a final da temporada 2004/05, entre Milan e Liverpool, vencida pelos ingleses após empate por 3-3 no tempo regulamentar e vitória nos penáltis.

O estádio também quase sediou a final da temporada 2020/21, mas, com a piora da situação da pandemia de COVID-19 na Turquia, a decisão foi transferida para o Estádio do Dragão, no Porto, em Portugal.

O campeão de 2022/23 vai facturar 20 milhões de euros (perto de mil e trezentos e sessenta e sete milhões de Meticais), enquanto o vice embolsará 15,5 milhões de euros (quase mil milhão e seiscentos milhões de Meticais).

 

COMO FORAM AS CAMPANHAS DE CITY E INTER ATÉ AQUI NA CHAMPIONS?

Na fase de grupos, o Manchester City foi o líder do grupo G com 14 pontos em seis jogos, cinco a mais do que o Borussia Dortmund, segundo colocado. Nos “oitavos”, os ingleses eliminaram o Leipzig da Alemanha, seguido por Bayern de Munique (nos quartos) e Real Madrid (meias-finais).

Já a Inter de Milão, foi vice-líder do grupo C com 10 pontos, 8 atrás do Bayer de Munique, que foi o líder. Nos oitavos-de-final, os italianos passaram por Porto, seguido por Benfica (quartos) e Milan (meias-finais).

Além de já ter vaga garantida na fase de grupos da Champions League de 2023/24, o campeão da actual edição disputará o Mundial de Clubes “alternativo” em 2024, onde o vencedor da Liga dos Campeões se classifica directamente para a final, além de se credenciar para o Supermundial de Clubes de 2025.

Antes do início oficial da temporada 2023/24, o campeão da Champions também disputa a Supertaça da UEFA diante do vencedor da actual edição.

 

AL AHLY COM PÉ E MEIO NA FINAL DA “CHAMPIONS” AFRICANA AGUARDA POR MAMELODI OU WYDAD

O Al Ahly do Egipto está praticamente qualificado para a final da Liga dos Campeões africanos após ter derrotado o Esperance de Tunis, em sua própria casa, por 3-0, na primeira mão das meias-finais da Liga dos Campeões Africanos.

Inspirado por um Percy Tau em forma, o Al Ahly afirmou seu domínio sobre o Esperance Tunis no Stade Olympique de Rades na semana passada, sexta-feira, marcando três golos.

Tau abriu o marcador aos oito minutos, tendo marcado novamente aos 55 e 75 minutos, respectivamente.

Reagindo à vitória, o técnico do Al Ahly, Marcel Koller, alertou que, apesar do resultado, a eliminatória está longe de terminar.

“Estamos muito felizes por termos vencido por 3-0 fora de casa. No entanto, isso não significa que já estamos qualificados para a final”, disse Koller.

“Nada está decidido ainda. Vimos quando o Liverpool deu a volta por cima contra o Barcelona marcando quatro golos. Além disso, a Juventus conseguiu marcar três vezes fora de casa contra o Real Madrid. Não devemos imaginar que as coisas estão decididas. Não devemos subestimar o Esperance de Tunis na segunda mão e estar totalmente concentrados porque tudo é possível no futebol”, concluiu o treinador do Al Ahly.

Nas últimas cinco partidas disputadas entre as duas equipas na prova milionária, o Al Ahly conseguiu somar quatro vitórias, sendo que o Esperance somou uma vitória.

Na antevisão do jogo desta sexta-feira, a partir das 21h00 na capital egípcia, Hamdi Al-Mudab, do Esperance de Tunis, assegurou aos adeptos que a equipa vai trabalhar duro para obter um resultado positivo neste e nos jogos que vem.

Mas o jogo de destaque e com resultado imprevisível vai colocar frente-a-frente o Mamelodi Sundowns da África do Sul e o Wydad Casablanca do Marrocos. Depois do nulo que prevaleceu no jogo da primeira mão, em Casablanca, este sábado vai ser a doer para as duas equipas.

Em Pretória o Mamelodi vai querer vencer e chegar à final para procurar juntar o título sul-africano ao troféu africano. Mas claramente não será tarefa fácil e o jogo vai ser decidido no detalhe.

A final da Liga dos Campeões africanos vai disputar-se em duas mãos, nomeadamente a 04 e 11 de Junho próximo.

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos