Era o adversário menos desejado de Moçambique no acesso à final da edição 2022 do Campeonato Africano de Futebol de Praia. Senegal, campeão africano em título, vai contra as previsões iniciais medir forças com o combinado nacional, quarta-feira, na Arena de Vilankulo, num duelo que se prevê intenso e de muita disputa entre os dois conjuntos.
É a reedição da final do “Africano” realizada em 2021, em Dakar, Senegal, na qual os senegaleses dominaram o jogo, manietaram Moçambique e conquistaram o título de campeões africanos ao vencerem por 4-1.
Trata-se de um conjunto com boa estrutura e com fortes ambições de revalidar o título, daí que os “guerreiros da praia” terão de se aplicar a fundo para saírem vitoriosos.
Aliás, na campanha na fase de grupos do Campeonato Africano de Futebol de Praia, o Senegal evidenciou a sua força com três vitórias em igual número de jogos.
Na primeira jornada, o Senegal goleou o Uganda por expressivos 10-1, num duelo em que os ugandenses viram o seu adversário passear a classe na Arena de Vilankulo.
Depois, na segunda jornada, os campeões africanos em título bateram o Egipto por 6-2. Nesta partida, o Egipto, finalista vencido do Torneio Cosafa, deu alguma réplica, mas depois veio ao de cima a qualidade dos senegaleses.
No fecho da competição, não tiveram dificuldades para derrotar o Madagáscar e fechar o grupo “B” na primeira posição com seis pontos.
O Senegal parte, igualmente, para esta prova com o estatuto de vencedor do Torneio Cosafa, depois de, no arranque de Outubro corrente, ter vencido o Egipto na final da competição por 5-3.
No último duelo entre as selecções nacionais de futebol de praia de Moçambique e Senegal, os actuais campeões africanos levaram a melhor com uma vitória por 5-4, em jogo da 1ª jornada do grupo “A” do Torneio Cosafa.
Mais esclarecido, o Senegal chegou a ter uma vantagem de 4-0 com tentos da autoria de Amar Samb, Seydina Diagne, Papa Ndour e Mamour Diagne.
O conjunto orientado por Abineiro Ussaca reagiu com dois golos apontados por Nelson Manuel Figo, reduzindo a desvantagem para 4-2, mas Mamour Diagne não esteve para meias medidas, ao marcar o quinto tento do Senegal.
Moçambique continuou a pressionar e o máximo que conseguiu foi reduzir para 5-4 com tentos da autoria de Ramossete e Arroz.
Os senegaleses ocupam a 5ª posição no “ranking” de África e 36º lugar ao nível mundial, de acordo com a última actualização feita pelo “Beach Soccer Worldwide”.