O Presidente sul-africano, Cyril Ramaphosa, anunciou, na noite desta segunda-feira, o seu novo governo, desde que tomou posse como Chefe de Estado em substituição a Jacob Zuma.
Segundo Ramaphosa, citado pelo News24, as mudanças visam garantir que o governo esteja melhor preparado para implementar as medidas da nova administração, como é o caso da necessidade de equilibrar a continuidade e a estabilidade do país.
Na lista do novo governo de Ramaphosa, destacam-se Nhlanhla Nene e Pravin Gordhan, destituídos do cargo de ministros das Finanças no governo de Zuma. Nhlanhla Nene regressa para ocupar a mesma pasta, enquanto Pravin Gordhan é o novo titular das Empresas públicas. Destaque vai também para David Mabuza, a quem Ramaphosa indicou como seu vice.
De fora, ficaram nomes como Bongani Bongo, responsável pela Segurança do Estado, Lynne Brown, das Empresas Públicas, David Mahlobo, da Energia, entre outros.
O novo presidente indicou que vai manter os ministérios e departamentos existentes, até a conclusão da revisão da configuração, tamanho e número de ministérios e departamentos nacionais, já iniciada.
Cyril Ramaphosa também nomeou Mpumalanga Premier e vice-presidente do ANC.
O ANC, por seu turno, congratulou as mudanças anunciadas pelo presidente