O País – A verdade como notícia

Curta de Gigliola Zacara no Festival SOTAMBE da Zâmbia

Foto: O País

O filme Nkwama, realizado por Gigliola Zacara, foi seleccionado para a nona edição do Festival Internacional de Cinema e Artes SOTAMBE, na Zâmbia. A curta-metragem será exibida na capital Lusaka, próximo mês.

A história de Alice, uma mulher que faz do plástico o seu meio de subsistência, já foi exibida em Moçambique, Cabo Verde, Portugal e Brasil. Agora, com efeito, chegou a vez da Zâmbia, onde a curta-metragem terá audiência no Festival Internacional de Cinema e Artes SOTAMBE.

Referindo-se à oportunidade, a actriz e realizadora do filme afirmou que decidiu participar no Festival SOTAMBE porque o evento zambiano se interessa pelo tema mudanças climáticas e meio ambiente. “Nesta senda, o filme Nkwama enquadra-se de todas as formas na temática deste festival”.

Por isso mesmo, Gigliola inscreveu o filme em várias categorias, designadamente, Melhor Direcção, Melhor Direcção Feminina, Melhor Curta-Metragem e Melhor Actor, ano passado. Já há dois dias, recebeu a confirmação de que o filme, afinal, tinha sido seleccionado entre vários para ser exibido no Festival Internacional de Cinema e Artes SOTAMBE.

Neste momento, Gigliola Zacara não esconde que está expectante em receber a mensagem de que Nkwama poderá concorrer a prémios nas categorias cinematográficas mencionadas, o que depende da comissão instituída para o efeito.

E Gigliola diz mais: “Ter o filme Nkwama em exibição em Lusaka é uma mais-valia para nós. É importante para mim e para a equipa que eu represento que o filme participe no SOTAMBE. Não só por representar Moçambique e os PALOP, mas porque é gratificante conseguir ser seleccionado para a fase de exibição”.

Com Nkwama, igualmente, Gigliola Zacara espera contribuir para promover a arte cinematográfica moçambicana e a cultura em geral.

A curta-metragem da realizadora é uma co-produção do Centro de Recriação Artística & 7 OFÍCIOS – Rede de Mulheres Artistas, com apoio do INICC, AMOCINE, Olhar Artístico, António Sendi, etc. e Maochas Filmes. Em Moçambique, Nkama foi considerado o segundo melhor filme no Concurso de Curtas-Metragens do Centro Cultural Moçambicano-Alemão.

A nona edição do Festival SOTAMBE irá decorrer em Lusaka, de 16 a 24 de Setembro.

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos