O País – A verdade como notícia

CTA vai apoiar vítimas de desastres naturais na zona Norte

Depois da depressão tropical que afectou a zona Norte do país, nas províncias de Nampula, Cabo Delgado e Niassa, a Confederação das Associações Económicas de Moçambique (CTA) veio a público lançar uma campanha de solidariedade para ajudar as vítimas.

A CTA já arrecadou, até ao momento, cerca de três milhões de meticais que serão usados para compra de materiais de construção. O presidente da CTA, Agostinho Vuma, convida ao sector empresarial para se juntar a causa.

“Não é só para apelar o sector empresarial a desenvolver acções que possam contribuir para a melhoria da vida da população, mas também para fazer parte do processo de levantamento do impacto dos desastres naturais no comércio, na cidade de Nacala, em particular”, referiu.

Vuma acrescentou que as primeiras entregas dos donativos serão feitas no próximo dia 1 de Fevereiro na cidade de Nacala, província de Nampula.

Por sua vez, o director-geral adjunto do INGC, Casimiro de Abreu, referiu que o resultado da iniciativa permitirá a reposição das infra-estruturas danificadas, particularmente unidades sanitárias e salas de aulas. De Abreu acrescentou dizendo que, “particularmente unidades sanitárias e salas de aulas, tendo em conta que o ano lectivo inicia brevemente. Igualmente, a iniciativa irá permitir a rápida normalização da vida das comunidades afectadas, sobretudo aqueles que ficaram com as suas casas e áreas de cultivo destruídas”.

De referir que, o balanço preliminar dos danos causados pela depressão tropical, na zona Norte indica que o fenómeno afectou mais de 80 mil famílias e matou 14 pessoas entre outros danos, e o valor para a reposição está orçado em mais de 400 milhões de meticais.

 

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos