O País – A verdade como notícia

Cristiano Ronaldo já foi inscrito no Al Nassr e estreia pode ser no dia 21

Foto: Abola.pt

O Al Nassr anunciou a contratação de Cristiano Ronaldo no dia 30 de Dezembro e apresentou-o ao mundo e aos adeptos no dia 3 de Janeiro, mas a estreia está enguiçada e pode não ser tão cedo. Os dirigentes sauditas estão optimistas e uma fonte do clube disse à AFP que o português poderá ser utilizado no campeonato da Arábia Saudita no dia 21 de Janeiro, com o Ettifaq.

Um dos muitos entraves à utilização imediata de CR7 foi este sábado resolvido. O Al Nassr rescindiu contrato com o camaronês Vincent Aboubakar (ex-FC Porto) e assim liberta uma vaga para inscrever Ronaldo, visto que o número máximo de jogadores estrangeiros fixado pela Federação Saudita de Futebol é de oito. O curioso é que o camaronês está a ser apontado ao lugar do extremo no Manchester United.

Foi ainda preciso pagar uma dívida a Giuliano, médio do Corinthians que representou o clube saudita entre 2018 e 2020, a qual impedia o Al Nassr de inscrever jogadores. A dívida de seis milhões de euros foi paga dois dias depois da apresentação do capitão da selecção portuguesa, permitindo que a FIFA retirasse o ‘transfer ban’ aplicado ao clube.

Mas ainda há mais impedimentos. O jogador ainda terá de cumprir uma suspensão de dois jogos herdada dos tempos do Manchester United (por ter atirado o telemóvel de um jovem adepto autista ao chão).

Segundo fonte do clube saudita, Cristiano Ronaldo estará disponível no dia 22 de Janeiro, para o jogo em casa com o Ettifaq, uma vez que cumpriria os jogos de suspensão nos jogos com o Al Ta’ee (na sexta-feira) e o Al. Shabab (dia 14).

No entanto, segundo as regras da FIFA, o castigo de um jogador só pode ser cumprido depois de o jogador estar inscrito e, como Ronaldo só foi registado este sábado como jogador do Al Nassr, só se poderá estrear oficialmente no dia 26, frente ao Al Ittihad, uma vez que, na sexta-feira, quando se realizou o jogo com o Al Ta’ee de Pepa, ainda não era jogador do clube.

Ao DN, o Al Nassr não esclarece a dúvida. No entanto, a estreia não oficial pode acontecer no dia 19, quando uma equipa conjunta do Al Nassr e do rival Al Hilal jogar com o PSG. Os sauditas tinham um particular marcado com os franceses em Janeiro do ano passado, que acabou por ser adiado por causa da pandemia e que deverá ser jogado agora.

Caso o PSG use as suas melhores armas, haverá um duelo entre Lionel Messi e Cristiano Ronaldo, no dia 19, em Riade.

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos