Pelo menos 72 crianças, do distrito de Marracuene, em Maputo, estarão envolvidas na primeira edição da Taça 16 de Junho, a decorrer nos dias 16 e 17 de Junho do corrente ano.
Os 72 petizes são provenientes de quatro equipas, nomeadamente, Colômbia Futebol Clube, Agostinho Neto, Futebol Clube de Madeira e Spindula.
Esta iniciativa está inserida no projecto Futebol Clube de Madeira, que iniciou há um ano e que visa formar pequenos jogadores dos escalões infantis e iniciados. A organização adianta que a ideia de avançar para uma taça vem cobrir o défice de competições que façam rodar as crianças, ao nível de Marracuene.
Três das equipas escolhidas para a primeira edição da taça 16 de Junho são as que estiveram melhor colocadas na primeira edição da Copa Mumemo que movimentou, de Fevereiro a Março de 2018, perto de 200 crianças. Apenas Spindula não fez parte desta competição e entra em substituição da equipa de Ferroviário de Mumemo que mostrou indisponibilidade para o evento.
A competição, que se vai realizar no bairro Mapulango, próximo a paragem denominada ‘entrada da FACIM’, é para os escalões de iniciados, mas envolve também petizes de até 10 anos que tiverem capacidade de competir.
Cada equipa vai realizar dois jogos. No sábado jogam-se as meias-finais, as equipas que vencerem disputam a finalíssima no domingo e as que perderem medem forças entre si para se apurar o terceiro e quarto lugares.
O evento inaugural vai contar com a presença do Administrador do distrito, estruturas do bairro Mapulango, representantes da Fundação Sidat, do MPDC e da Água Namaacha.