O País – A verdade como notícia

COVID-19: Vale revê planos de negócio de carvão em Moçambique

A mineradora brasileira Vale decidiu adiar planos para a manutenção das plantas de processamento de carvão em Moçambique, devido aos impactos da pandemia da COVID-19.

Em uma nota enviada à nossa redacção, a Vale Moçambique informa que reviu os seus planos de negócios em Moatize, província de Tete, ou seja, decidiu adiar a manutenção das plantas de processamento de carvão, devido à COVID-19.

“Devido às incertezas decorrentes da pandemia do novo coronavírus, a Vale retira o guidance (orientação ou perspectivas no mercado) para a produção de carvão em 2020 e não pode prover novo guidance no momento”, indica.

Entretanto, e apesar dos impactos do novo coronavírus, a produção de carvão situou-se nos dois milhões de toneladas no primeiro trimestre de 2020, mais 4,6% que no trimestre anterior (4º trimestre de 2019).

Com base neste desempenho, a projecção anual fica em torno de oito milhões de toneladas, sem considerar os impactos da COVID-19, que a Vale diz “não poder prever ainda devido às incertezas” e o plano de produção continuar condicionado à atribuição de licenças na secção 2B.

Por outro lado, a mineradora realça que “não é possível manter este ritmo de produção em Abril, uma vez que a mina e o porto atingiram os limites das suas capacidades de armazenamento devido à menor demanda por carvão”.

Os resultados financeiros apontam para um prejuízo na ordem de 238 milhões de dólares negativos, influenciado principalmente pela diminuição do volume de vendas e aumento de custos operacionais.

“A empresa está a avaliar continuamente o impacto da pandemia nos seus negócios e divulgará imediatamente qualquer impacto material adicional nas suas operações, cadeia de suprimentos ou demanda de clientes”, refere a nota.

Acrescentando, que está comprometida em retomar e estabilizar a produção sob as mais elevadas condições de segurança, implementando acções para garantir a continuidade dos negócios e colaborando proactivamente com a sociedade durante a pandemia da Covid-19.

“A Vale, em primeiro lugar, expressa solidariedade às vítimas e famílias afectadas pela pandemia da COVID-19. Num momento tão difícil para todos, a Vale está comprometida em apoiar os seus stakeholders (grupo interessado) e em manter um ecossistema saudável para a sua cadeia de valor, unindo forças para prevenir ou reduzir a disseminação do novo coronavírus em todos os locais onde opera”, sublinha.

 

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos