Apesar de ainda não ter recebido alta, o presidente norte-americano, Donald Trump, infectado com a COVID-19, atreveu-se a dar, este domingo, um breve passeio de veículo pelo quintal do hospital militar Walter Reed, de onde acenou para os seus apoiantes, escreveu a CNN.
Segundo avançou o canal de notícias (CNN), o presidente foi transportado por um veículo dos Serviços Secretos, onde foi fotografado a acenar a quem o esperava à porta do hospital, onde está internado desde sexta-feira.
Entretanto, alguns especialistas de saúde norte-americanos reagiram a este passeio surpresa, acusando o presidente de ser imprudente e continuar a menosprezar a seriedade do vírus. Por exemplo, o chefe de medicina de desastres da Universidade George Washington escreveu no twitter que todas as pessoas que estiveram com Trump no veículo devem ser submetidas à quarentena. E correm risco de morte por causa deste teatro político e insano.
O Dr. James Philips acrescentou que o risco de contaminação continua alto mesmo dentro do veículo.
Já Celine Gounder, especialista em doenças infeciosas na Universidade de Nova Iorque classificou a gestão de pandemia pela Administração Trump como desastrosa, dando eco a crítica do professor de medicina da Universidade da Columbia sobre a irresponsabilidade do presidente. Desde sexta-feira que Trump está internado, depois de ter registado febre e dificuldades de respiração naquela manhã.
Entretanto, a sua equipa médica avançou que o presidente poderia ter alta ainda esta segunda-feira e voltar para Casa Branca onde há equipamento suficiente para continuar com procedimentos médicos.