O País – A verdade como notícia

COVID-19: OMS estima que 65 por cento da população africana tenha sido infectada

Foto: Notícias ao Minuto

A Organização Mundial da Saúde estima que 65 por cento da população africana já foi infectada pela COVID-19, mas diz que número real de casos pode ser 100 vezes superior aos que foram reportados.

A Organização Mundial da Saúde analisou 151 estudos da COVID-19 em África com base em amostras de sangue colhidas entre Janeiro de 2020 e Dezembro de 2021.

Segundo a instituição, em Setembro do ano passado cerca de 65 por cento das pessoas testadas já tinham sido infectadas e muitas outras expostas à COVID-19. Ao todo, estima-se que sejam 800 milhões de infecções, mas apenas oito milhões de casos foram reportados.

A análise da Organização Mundial da Saúde revelou também que 67 por cento de pessoas com o vírus em África, uma percentagem mais elevada do que outras regiões do mundo, não apresentou sintomas quando foram infectadas pela doença.

Apesar dos constantes avisos de que o Coronavírus devastaria a África, a Organização Mundial da Saúde esclarece que o continente tem sido dos menos afectados pela pandemia.

O continente africano comunicou 11,5 milhões de casos de COVID-19, incluindo mais de 250.000 mortes. A OMS afirmou que o vírus tem vindo a diminuir desde Janeiro, embora tenha havido algumas variações em alguns países, com destaque para África do Sul.

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos