O País – A verdade como notícia

banner_02

Cotur e BCI ressentem-se do impacto do apagão cibernético global

Foto: O País

A Maior agência de viagens de Moçambique, Cotur, diz que o apagão do sistema da Microsoft condicionou alguma parte dos seus serviços durante as primeiras horas da manhã. O Banco Comercial de Investimentos também registou limitações em algumas transacções.

Falhas no sistema de transporte aéreo, limitação de transações bancárias, limitação nos serviços de comunicação e negócios, foram os principais problemas reportados na França, Espanha, Alemanha entre outros países da Europa e nos Estados Unidos, onde milhares de voos foram cancelados.

Em Moçambique, nenhum aeroporto foi afectado, por estar a usar um sistema de computador diferente do Windows 10, mas  a agência de viagens, Cotur, anunciou em comunicado que sentiu algum impacto negativo do apagão.

“Serve o presente para informar que hoje, 19 de Julho de 2024, entre o período das 8h00 às 11h00 (hora local de Maputo), por dificuldades técnicas causadas por uma falha informática a nível global, houve um acesso muito limitado ao sistema de reservas, que causou atrasos nas respostas e no tratamento dos pedidos. Neste momento, apesar de ainda se sentirem dificuldades e alguma lentidão no sistema, o acesso parece estar a normalizar e o serviço normal a ser restabelecido”

À semelhança da Alemanha, Moçambique registou limitações no sistema bancário. O Banco Comercial de Investimentos (BCI), reportou em comunicado, algumas dificuldades em realizar transferências e levantamentos de dinheiro.

“Como é do conhecimento geral, registam-se, à escala internacional, perturbações a nível informático, que afetaram alguns sistemas periféricos no BCI. Importa salientar que os canais digitais do BCI (eBaking/APP/WhatsApp), assim como os POS e as ATM encontram-se a funcionar para lhe permitir efectuar as suas transacções bancárias, com toda a comodidade. Estamos a acompanhar a situação de perto e a implementar todas as medidas necessárias para garantir a habitual qualidade do serviço que oferecemos aos nossos clientes” lê-se.

A Microsoft já anunciou a correção da falha, que causou apagão cibernético global, mas os sistemas ainda podem demorar para voltar ao normal.

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos