A próxima edição do Torneio Regional COSAFA, na categoria de Sub-20, que teria lugar de 10 a 18 deste mês, no Reino de eSwatini, foi cancelada para uma data a anunciar, no próximo ano, devido à desistência de vários países.
A COSAFA lamenta pela medida, entretanto considera que a mesma foi necessária face às circunstâncias. “Estamos bastante desapontados pelos jogadores e equipas, assim como pela eSwatini Football Association, que concordou em acolher a competição e está muito longe da linha de preparação exigida”, refere a nota da organização.
A Cosafa revela ainda que o surgimento da nova variante da covid-19, o Ómicron, também foi responsável pelo adiamento da prova, que assim passa para 2022. “A pandemia já esgotou o campo para as competições de futebol masculino e feminino de Sub-17 nos Jogos da Região 5, que decorrem em Maseru, no Lesoto, e é provável que tenha tido o mesmo impacto na competição de Sub-20”, escreve o organismo regional de futebol.
Aliás, o torneio de sub-20 era para ser o último dos sete eventos organizados pela Cosafa este ano, mas vários factores operacionais tornaram necessário um adiamento, “não menos importante o caos de viagens causado pela variante Ómicron da Covid-19″.
Até porque “é uma grande pena para uma competição que é disputada anualmente desde 2016 e proporcionou uma plataforma tão excelente para os nossos jovens jogadores da região mostrarem o seu talento e serem vistos pelos olheiros”, lamenta a Cosafa.
Segundo uma nota daquele órgão desportivo regional, o torneio do próximo ano, previsto para o mesmo local, e ainda sem datas, vai servir para a qualificação para o Campeonato Africano das Nações (CAN) do escalão, a ter lugar em 2023.
Recorde-se que Moçambique iria entrar para esta competição na qualidade de detentor do troféu, conquistado em 2020, na África do Sul.