O País – A verdade como notícia

Costa do Sol cai com estrondo, mas de pé, no Cosafa feminino

A equipa feminina do Costa do Sol perdeu, esta quarta-feira, diante do Double Action Ladies do Botswana, por duas bolas sem resposta, em partida das meias-finais do torneio regional do Cosafa que apura os representantes da região para a Liga dos Campeões africanos.

As “canarinhas” entraram, praticamente, a perder no jogo, graças a um golo apontado por Ontlametse, logo aos sete minutos, a aproveitar o nervosismo que ainda tomava conta das jogadoras moçambicanas.

Com muito tempo ainda por se jogar, a turma moçambicana correu atrás do prejuízo, chegou a encurralar a sua adversária na zona mais recuada, principalmente na segunda parte, onde o Costa do Sol esteve muito melhor e a merecer, inclusive, o empate.

Mas com a equipa a balançar para o ataque à procura do golo que desse o empate, para depois procurar a reviravolta, veio a machadada final para lá dos 90 minutos. Novamente Ontlametse, aos 90+4, deitou balde de água fria nas moçambicanas e fez esfumarem-se as esperanças do alcance de um lugar na final da competição e, consequentemente, um lugar na Liga dos Campeões.

Cai de pé a turma moçambicana, que em quatro jogos disputados venceu dois e perdeu igual número, tendo apontado quatro golos e sofrido o dobro, oito.

Às “canarinhas” resta agora lutar pela consolação, esta sexta-feira, em jogo de atribuição do terceiro lugar da prova que qualifica os finalistas à Liga dos Campeões africanos.

 

 

“CANARINHAS” COLOCAM DUAS JOGADORAS NO “ONZE” DA FASE DE GRUPOS

A equipa sénior feminina do Costa do Sol, que disputa a fase de apuramento à Liga dos Campeões Africanos pela região austral de África, nomeadamente no torneio regional do Cosafa, colocou duas jogadoras na equipa base da fase de grupos que terminou na passada segunda-feira.

Trata-se da central Rosa António Manque e da ponta-de-lança Neide Jorge Maconho, respectivamente, que se destacaram do lado da equipa moçambicana nesta prova, juntando-se aos atletas do Mamelodi Sundowns, Green Buffalos e Double Actions Ladies.

As sul-africanas do Mamelodi Sundowns colocam no “onze” base da fase de grupos quatro jogadoras, nomeadamente a guarda-redes Andile Dlamini, as médias ofensivas Chuene Morifi e Lelona Daweti e a ponta-de-lança Andisiwe Mgcoyi, que faz dupla com a moçambicana Neide Maconho.

As twanas do Double Action Ladies contam com três atletas na equipa base da fase de grupos, nomeadamente a média defensiva Obenetsi Rathori e outras duas ofensivas Oteng Bonang e Lesego Radiakanyo.

Tal como a turma feminina do Costa do Sol, as zambianas do Green Buffalos tem duas atletas, ambas defesas, nomeadamente Leshomo Mweemba e Simangele Sikhondze.

Entretanto há que destacar a ausência, nesta equipa base, de uma das melhores marcadoras da prova, a sul-africana Lelona Daweti, do Sundowns, bem como o facto da melhor marcadora das “canarinhas”, Albertina Pondja, com dois golos, também não fazer parte desta equipa base.

Recorde-se que o Costa do Sol terminou a fase de grupos na segunda posição do grupo B do Cosafa que qualifica à Liga dos Campeões femininos, com seis pontos, atrás do Mamelodi Sundowns, que venceu o grupo com nove pontos. As “canarinhas” venceram Young Buffaloes e Olympic de Moroni, tendo perdido apenas com as sul-africanas.

A fase de qualificação à Liga dos Campeões africanos em femininos, ao nível da região austral, decorre desde o passado dia 30 de Agosto, na cidade sul-africana de Durban, devendo terminar esta sexta-feira, 8 de Setembro do ano corrente.

Referir que o vencedor e o finalista vencido desta prova serão os representantes da região da África Austral na terceira edição desta prova, cuja fase final terá lugar de 5 a 19 de Novembro, na Costa do Marfim.

O Mamelodi Sundowns Ladies da África do Sul conquistou a primeira edição da Liga dos Campeões Africanos de femininos, ao vencer na final, disputada em 2021,  no Cairo,  o Hasaacas Ladies FC do Gana, por 2-0, sendo que Green Buffaloes é o actual detentor do título do Cosafa femininos.

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos