O País – A verdade como notícia

Correcções de irregularidades na TSU são um processo complexo

Foto: O País

A Ministra da Administração Estatal e Função Pública diz que não se pode reivindicar as irregularidades detectadas durante a implementação da Nova Tabela Salarial Única de forma generalizada. A Dirigente falava hoje à margem das celebrações do dia da função pública.

Falando à margem das celebrações do dia internacional da função pública, celebrada esta sexta-feira (23) a Ministra da Administração Estatal e Função Pública disse que não se pode reivindicar as irregularidades detectadas na implementcao da Nova Tabela Salarial Única de forma generalizada, pois cada funcionário ou agente do Estado tem a sua situação remuneratória particular.

Daí apela a calma e paciência, pois o Governo nunca escondeu que se tratava de um processo complexo.

“Nós estamos a globalizar o que não é globalizável. Sempre se disse que a questão de enquadramento é individual. Mesmo vocês os jornalistas, cada um tem um tempo de serviço que não é o mesmo, se calhar as vossas qualificações não são as mesmas, mas pode acontecer que um dia se juntem para reivindicar aquilo que, se calhar, não se pode reivindicar de uma forma global”, disse Ana Comoana.

A Governante declarou ainda que as falhas no enquadramento devem ser reclamadas no local de trabalho de cada funcionário, porém num ambiente sereno. Amotinar-se ou apontar algum ministério como culpado é perder o foco.

“Há casos que temos reivindicação de colegas que ainda não são efectivos, estão ainda no período probatório, no que chamam de nomeação provisória, mas junta-se com quem está a muito tempo. Como resolvemos? Então, é por isso que dizemos que é preciso paciência para o A, B e C tem de vir dizer que olha, meu enquadramento não está correcto porque o meu tempo de serviço foi mal contado e aí vamos ao processo verificar”, explicou.

Ana Comoana justificou a demora na correcção das falhas pelo processo de se ter de avaliar e corrigir individualmente cada caso.

Falando da corrupção na função pública, a dirigente garantiu haver uma atenção especial àquele grupo, havendo responsabilização exemplar ao que apresentam má conduta.

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos