O País – A verdade como notícia

Corpo de ex-primeiro-ministro japonês já está em Tóquio

O corpo do ex-primeiro-ministro do Japão chegou este sábado a Tóquio, onde Shinzo Abe residia com a família. As autoridades japonesas vão reunir-se com os familiares do ex-chefe de Governo para discutir os preparativos do funeral.

De acordo com o Notícias ao Minuto, um carro funerário terá entrado hoje na residência de Abe, na capital nipónica. Imagens divulgadas pelas televisões japonesas revelaram também líderes do Partido Liberal Democrático (LDP, do antigo primeiro-ministro), vestidos de preto e alinhados em sinal de respeito.

Shinzo Abe, de 67 anos, morreu depois de ter sido baleado durante um comício de rua do LDP, perto da estação ferroviária de Nara, na sexta-feira. O suspeito já foi detido e a arma apreendida.

 

O político ainda foi transportado para o hospital, mas já em paragem cardiorrespiratória, tendo a morte sido confirmada cerca de cinco horas depois.

Tetsuya Yamagami, o suspeito do ataque, que terá utilizado uma arma artesanal, foi imobilizado pelos serviços de segurança de Abe e levado pela polícia, que posteriormente revistou a sua casa e encontrou outras armas semelhantes fabricadas pelo alegado autor.

Abe, segundo o Notícias ao Minuto, foi primeiro-ministro em 2006-2007 e depois de 2012 a 2020, tendo sido o chefe de Governo mais jovem do pós-guerra, aos 52 anos, o primeiro nascido depois da Segunda Guerra Mundial e o que esteve mais tempo no cargo.

 

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos