O País – A verdade como notícia

Coreia do Norte repete disparos de artilharia na fronteira com Coreia do Sul

Foto: Observador

A Coreia do Norte disparou esta terça-feira projéteis de artilharia na fronteira marítima com a Coreia do Sul, um dia depois de Seul ter iniciado exercícios militares anuais para melhor lidar com as provocações norte-coreanas.

Segundo o Notícias ao Minuto, o Estado-Maior Conjunto da Coreia do Sul avançou, em comunicado, que o Governo de Pyongyang disparou cerca de 100 projéteis na costa oeste, por volta das 12h30 que caíram no mar.

Na terça-feira, a Coreia do Norte tinha disparado cerca de 100 projéteis na costa oeste e 150 na costa leste.

Sobre este último disparo, Pyongyang disse tratar-se de um “sério alerta” e de uma resposta aos exercícios militares anuais que Seul iniciou.

Os militares norte-coreanos acrescentaram, num comunicado divulgado horas depois dos disparos, terem ordenado às unidades no leste e oeste do país que disparassem “tiros ameaçadores e de advertência” em direcção ao mar.

Esta é a segunda vez que a Coreia do Norte dispara projéteis nas zonas de fronteira desde sexta-feira, quando disparou centenas de projéteis, em violação direta do acordo de 2018.
Na segunda-feira, as forças militares da Coreia do Sul iniciaram exercícios de campo, de 12 dias, para aprimorar as capacidades operacionais de resposta a vários tipos de provocações norte-coreanas, com a participação de forças norte-americanas.

As duas Coreias continuam tecnicamente em guerra, uma vez que o conflito de 1950-53 terminou com a assinatura de um armistício e não de um tratado de paz.

 

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos