O País – A verdade como notícia

Copa Coca-cola: Onde está o futuro do futebol nacional?

Nampula e Gaza, a julgar pelo facto das escolas secundárias de Napipine de Nampula, em masculinos, e de Xai-Xai da província de Gaza, em femininos, terem vencido a Copa Coca-Cola em futebol infanto-juvenil, cuja fase final decorreu este fim-de-semana na cidade de Pemba, província de Cabo Delgado.

Os números são o sinal claro da adesão dos “putos” à Copa Coca-Cola, foram mais de 2500 crianças de dezenas de escolas secundárias do pais que em meio a gritos de alegria, raiva em campo e lagrimas agridoces, disputaram os canecões para feminino e masculino.

Aliás, no jogo da final deste último género (masculino), nem Sansão, nem Muthemba, ambos descritos pela história nacional e mundial como heróis, puderam evitar o desalento por um lado e euforia por outro.  
É que a escola Sansão Muthemba de Sofala marcou primeiro e na primeira parte, mas, no campo Municipal de Pemba, sofreu uma cambalhota contra os nampulenses da escola de Napipine, que venceram o jogo por 3-1.  

Com tamanha façanha, levam para Napipine o canecão da 16ª edição da Copa Coca-Cola em masculinos, e por isso, e pelo esforço todo, os meninos festejaram efusivamente no final do jogo.  

De acordo com o site de desporto Lance, os diamantes por lapidar na arte da bola, carimbaram também o passaporte para “representar o país na prova que vai envolver outros países africanos que terá ligar em princípio de Dezembro, no Quénia”.   

Sem desacelerar, as meninas da Escola Secundaria de Xai-Xai deram um “baile” as suas adversárias, com exibições de encher olhos, “arrancando aplausos por parte dos presentes, ao vencer por 3-0 o jogo da final diante da Escola Secundária de Macharote de Sofala” conta o Lance.

O talento e a qualidade das raparigas de Xai-Xai tornou fácil a tarefa de chegar a uma vitória nesta final, dando mostras do bom trabalho que está a ser feito nesta escola.

Na luta pela medalha de prata, terceiro lugar, disputada entre as escolas anfitriãs, saiu-se melhor a Escola Arcos Iris, que bateu a formação da Secundária de Pemba por uma vantagem mínima de 1-0.
No fim, Mendy Matseko Ntsie, representante da Coca-Cola e o Governador de Cabo Delgado, elogiaram o desempenho dos 2500 atletas presentes no evento iniciado em Março em Xai-Xai.

E porque Nampula e Gaza levaram os trofeus da prova em masculino e feminino respectivamente, nos prémios individuais, o destaque foi para as escolas de Xai-Xai e Napipine.

Eis a premiação da Copa Coca-Cola:

MASCULINOS
Melhor Marcador: Mussá Júnior (2 golos ES de Napipine de Nampula)
Melhor Guarda-redes: Faizal Faza (ES Napipine de Nampula)
Equipa Fair-play: ES Sansão Muthemba de Sofala)
1º Lugar: ES de Napipine de Nampula – 85.000,00 Meticais
2º Lugar: ES Sansão Muthemba de Soafala – 45.000,00 Meticais
3º Lugar: ES 16 de Junho de Cabo Delgado – 20.000,00 Meticais

FEMININOS
Melhor Marcadora: Dádiva Massitela (4 golos ES de Xai-Xai de Gaza)
Melhor Guarda-redes: Laquita Mazuze (ES de Xai-Xai de Gaza)
Equipa Fair-play: ES de Pemba de Cabo Delgado
1º Lugar: ES de Xai-Xai de Gaza – 85.000,00 Meticais
2º Lugar: ES de Macharote de Sofala – 45.000,00 Meticais
3º Lugar: ES Arco Iris de Cabo Delgado – 20.000,00 Meticais

 

 

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos