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Conta móvel, ATM e POS temporariamente inoperacionais lesam utentes

Foto: O País

Da noite de domingo até ao fim da manhã desta segunda-feira, não era possível realizar qualquer operação nos terminais electrónicos da SIMO rede. A situação lesou a alguns cidadãos e agentes económicos.

Os ATM, POS e as operações no terminal móvel ponto 24 não respondiam a qualquer solicitação dos clientes dos bancos ligados ao sistema informático da SIMO rede.

O problema que se arrastou desde a noite de domingo até perto das 12 horas desta segunda-feira é incalculável.

Dércio Guilherme foi um dos afectados. Tentou fazer compras em um supermercado e abastecer a sua viatura num dos postos da Cidade de Maputo, mas sem sucesso. Os terminais de pagamento recusaram as operações. “Queria fazer compras e estava tudo parado, a conta móvel e os cartões não estavam a funcionar. Por conta disso, não conseguimos. Durante a manhã, tentei abastecer o carro, mas não consegui.”

O estudante Abdallah Assane reúne documentação para uma bolsa de estudo, mas quase viu o sonho adiado, porque o último dia de pagamento de algumas despesas da sua viagem coincidiu com o problema. “Não consegui fazer pagamentos para o reconhecimento de alguns documentos para a bolsa de estudo, não sei se perdi.”

Em poucas horas, estabelecimentos comerciais viram-se lesados pela situação. A maior parte das lojas de bens diversos na Cidade de Maputo tem os POS como um dos principais meios de pagamento. “O que se viu é que muitos clientes voltam, porque ultimamente pagam via cartão”, disse Fátima Mussagy, agente de uma loja.

O jornal “O País” tentou contactar, ontem, a entidade responsável pela gestão da SIMO rede para apurar as causas por trás do apagão, mas sem sucesso.

Importa lembrar que o último apagão da rede de transacções bancárias foi registado em 2019.

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