O sector das Obras Públicas, na Zambézia, abriu 573 novas fontes de abastecimento de água e interveio em 11, de 2020 a esta parte. Os dados foram avançados por Fernando Maíngue, director provincial das Obras Públicas.
De acordo Maíngue, a taxa de cobertura, na província da Zambézia, saiu dos anteriores 54.6 % em 2019 para 60.2% neste momento. Neste período, foram gastos cerca de 1000 milhões de Meticais para a construção de sistemas, furos, saneamento e diversas infra-estruturas de abastecimento de água nos centros de saúde e escolas.
Grande parte dos fundos aplicados para a construção dos sistemas de abastecimento de água na província vem dos parceiros.
Até 2024 o sector das Obras Públicas projecta abranger 74% da taxa de cobertura de abastecimento de água, num universo de mais de cinco milhões de habitantes na Zambézia. Para o efeito, são necessários quatro mil milhões de Meticais para o cumprimento da taxa de cobertura projectada pelo sector.
Fernando Maíngue fez saber que o Banco Mundial poderá financiar, a partir deste ano até 2027, a construção de um total de 50 sistemas de abastecimento de água nas zonas rurais com um investimento de 16 milhões de dólares. Igualmente, no âmbito da parceria Moçambique-India, a província da Zambézia poderá beneficiar-se de dois milhões de dólares para a construção de 400 novas fontes até 2024.