O Conselho de Ministros reuniu-se nesta terça-feira na sua 15ª sessão ordinária para apreciar matérias de interesse para o país. Dentre as matérias apreciadas, destaque para o acolhimento de Moçambique da XIII edição dos Jogos da Juventude do Conselho Superior do Desporto da União Africana, Região 5, AUSC-R5.
A prova vai decorrer em Maputo, entre Novembro e Dezembro de 2026, depois de o país ter desistido de acolher a competição em 2024, quando a mesma foi atribuída a Moçambique.
Na ocasião, o Governo de Moçambique desistira de acolher a edição de 2024 dos Jogos da Região 5 da União Africana devido ao alto custo da organização, que era de cerca de 1,3 mil milhões de Meticais, num ano em que o país também tinha outras obrigações desportivas importantes.
Zimbabwe acabou por ser indicado como país alternativo, depois da desistência de Moçambique.
Fazem parte dos Jogos da Juventude do Conselho Superior do Desporto da União Africana, Região 5, AUSC-R5 todos países da região, nomeadamente Angola, Botswana, Lesotho, Malawi, Moçambique, Namíbia, África do Sul, Eswatini, Zâmbia e Zimbabwe.
Outro tema apreciado pelo Conselho de Ministros é o da época chuvosa e ciclónica 2024/2025, com destaque para os principais impactos e as acções de resposta realizadas e em curso, com vista a minimizar o sofrimento da população afectada.
A época chuvosa e ciclónica 2024/2025 foi caracterizada por chuvas abundantes e inundações em algumas províncias, para além do aumento de casos de malária, principalmente nas regiões Centro e Norte.
A época iniciou-se com um défice financeiro para dar resposta às emergências, num valor de 11 mil milhões de Meticais, mas o Governo conseguiu encontrar formas de minimizar os estragos em alguns pontos.
O balanço intermédio das visitas de trabalho do Chefe do Estado às províncias de Cabo Delgado, Niassa, Nampula, Inhambane e Tete, de 24 de Fevereiro a 24 de Abril deste ano foi outro ponto apreciado pelo Conselho de Ministros.
Por fim, o Conselho de Ministros apreciou a informação sobre o relatório de Petições, Queixas e Reclamações Tramitadas na Administração Pública do segundo semestre do ano passado.