O País – A verdade como notícia

Conflito intensifica-se no Sudão

Foto: DW

O conflito no Sudão está a intensificar-se na região do Darfur, o alerta é Organização das Nações Unidas (ONU).

O Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR) está cada vez mais alarmado com as crescentes necessidades humanitárias das pessoas afectadas pela crise no Sudão, uma vez que o número de deslocados continua a aumentar e a prestação de ajuda continua a ser severamente limitada pela insegurança e pela falta de acesso e financiamento.

Raouf Mazou, alto-comissário adjunto do ACNUR, citado pelo Notícias ao Minuto, disse aos jornalistas em Genebra que a situação no Darfur é provavelmente “a que mais nos preocupa”.

“Há uma intensificação do conflito em Darfur. A dimensão étnica que vimos no passado, infelizmente, está a voltar”, alertou o alto-comissário adjunto do ACNUR disse Mazou.

O responsável do ACNUR referiu que um número crescente de refugiados fogem também para o Chade e muitos chegam com feridos.

Até agora, o ACNUR estimou que estes confrontos mortais deixariam um milhão de refugiados em seis meses.

“Infelizmente, dadas as tendências e a situação em Darfur, é provável que ultrapassemos um milhão”, disse Mazou.

Enquanto a Agência das Nações Unidas para os Refugiados estimou que 100.000 pessoas chegariam ao Chade em seis meses, este número é agora estimado em 245.000. No entanto, o ACNUR ainda não actualizou todas as suas projecções para a região.

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos