O País – A verdade como notícia

Confirmada falta de comparência da Liga Desportiva no Moçambola

Foto: O País

O Conselho de Disciplina da Liga Moçambicana de Futebol reprova o recurso da Liga Desportiva de Maputo em relação à falta de comparência que teve no jogo contra a União Desportiva do Songo, referente à 14ª jornada. Assim, a Liga Moçambicana de Futebol vai homologar o resultado da partida.

Em comunicado tornado público na última quinta-feira, o Conselho de Disciplina da Liga Moçambicana de Futebol refere que terá pesado, para a deliberação, o facto de a Liga Desportiva de Maputo não ter feito o acordo com União Desportiva do Songo, para negociar o pedido de adiamento do jogo à LMF.

A Liga Desportiva de Maputo solicitou apenas à Liga Moçambicana de Futebol o adiamento e remarcação dos jogos entre os dias 6 de Setembro e 1 de Outubro, alegadamente porque não dispunha de três atletas que tinham sido convocados para a selecção nacional sub-20, conjunto que ocupou o segundo lugar no Torneio COSAFA da categoria, prova realizada em eSwatine.

Na referida carta, a Liga Desportiva entendia que, ao marcar os jogos, não teria cumprido o regulamento das competições. Entretanto, o Conselho de Disciplina da LMF entende que o clube não terá cumprido o artigo 18 do regulamento de competições, daí que o seu recurso não tem fundamento. Assim, a Liga Moçambicana de Futebol deverá homologar o resultado da partida.

Na mesma nota, a Liga Moçambicana de Futebol informa que o director-desportivo da Associação Black Bulls, Muhaidiula Zainadin Dulá (Dino Dulá), foi despenalizado pelo Conselho de Disciplina da agremiação que, inicialmente, aplicara ao dirigente uma multa no valor de 75 mil Meticais por supostos actos de desacato no fim do embate entre os campeões nacionais e o Incomáti, em desafio inserido na 14ª jornada do Moçambola 2022.

O Conselho de Disciplina da Liga Moçambicana de Futebol manteve mão pesada sobre o treinador-adjunto da Black Bulls, Custódio Gune, que foi multado com o valor de 75 mil Meticais por alegadamente ter proferido palavras injuriosas contra os árbitros do referido duelo, além de ter, supostamente, invadido as quatro linhas.

Serve de referência dizer que este duelo foi dirigido por Nelson Uanasse, enquanto Paulo António foi o 4º árbitro. Já Francisco Machel foi o delegado do jogo indicado pela Liga Moçambicana de Futebol (LMF).

Enquanto isso,  o Delegado do Clube Ferroviário da Beira, Alcine Gemo, foi multado pelo Conselho de Disciplina da Liga Moçambicana de Futebol com o valor de 75 mil Meticais por adoptar atitude incorrecta, incitando os seus colegas dirigentes a agredir os árbitros no balneário.

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos