O País – A verdade como notícia

Conde quer aproveitar pontos fracos da Argélia para alcançar bom resultado

O seleccionador nacional está confiante que os Mambas vão fazer uma excelente partida de futebol e que é possível sair da Argélia com um resultado positivo. Chiquinho Conde diz que a preparação para o embate desta terça-feira decorreu da melhor forma e que os jogadores aplicaram-se ao seu máximo nível.

Ainda assim, Conde reconhece a grandeza da Argélia. “Sabemos perfeitamente das dificuldades que nós iremos encontrar, porque a Argélia é uma grande selecção, é a selecção candidata ao primeiro lugar deste grupo, desde o início eu disse isso, mas a qualificação só termina no fim e hoje, felizmente, as camisolas não ganham jogos, é preciso que esta superioridade da Argélia seja transparecida dentro das quatro linhas”, disse o seleccionador nacional.

Apesar da grandeza do adversário, Chiquinho Conde diz que é preciso saber aproveitar os pontos fracos para alcançar um bom resultado. “Todas as equipas têm sempre partes fortes e as partes fracas, nós vamos analisar com muito cuidado para que possamos também ferir esta selecção”, frisou, realçando que todos jogadores estão aptos para o jogo. 

Para Chiquinho Conde o embate desta terça-feira não deve condicionar a forma como a selecção tem se apresentado nos jogos, até porque “é um jogo, somente um jogo” que não dita a qualificação. “Temos ainda um longo percurso a correr, mas sem sombra de dúvida que este é um dos mais importantes momentos das nossas carreiras”, destacou, fazendo antevisão ao jogo.

O seleccionador nacional diz ainda que o combinado nacional deve aproveitar o embate diante da Argélia para demonstrar as suas valências, até porque “queremos continuar com o sonho de conseguirmos essa vantagem no grupo para podermos dar uma alegria ao nosso povo”. 

Não é a primeira vez que os Mambas vão defrontar Argélia e Chiquinho Conde revela ter algum conhecimento do adversário, que o vê como “uma selecção fortíssima, com belíssimos jogadores, muito experientes, são muito mais pressionantes”, assegurando que a selecção vai trabalhar com tranquilidade para poder fazer um bom jogo, “e depois no fim vamos ver quem é que ganha e o resultado que nós pretendemos é pontuar, para que continuemos a sonhar com o nosso principal objectivo”. 

Reconhecendo essa grandeza da Argélia, Conde diz que há que ter muitas cautelas, até porque “caldos e galinhas não fazem mal a ninguém”, revelando que a selecção vai jogar num bloco inicialmente médio, para depois ver o que o jogo irá ditar. 

CLÉSIO BAÚQUE – Jogador dos Mambas

Hoje é o último dia de treino, o grupo está confiante, não será um jogo fácil, será um jogo difícil, mas a gente está aqui para fazer o nosso futebol e sair daqui com os três pontos. Hoje em dia não são as camisolas que jogam, mas sim, lá dentro do campo vamos jogar porque são 11 contra 11. No futebol já não existe a selecção grande, somos todos iguais, somos homens, eles também são homens. E vamos dentro do campo demonstrar o nosso futebol e jogar de pé para pé. Como eu tenho dito, o ambiente é sempre positivo, é um grupo alegre, confiante. Quando temos que trabalhar, trabalhamos. Quando temos que brincar, brincamos. Vamos levar a brincadeira com seriedade para dentro do campo amanhã. Esta é uma selecção forte, eles são fortes, mas hoje em dia não é o nome que joga, mas sim, são os homens, e vamos para lá para jogar de igual para igual. Não vamos defender, não vamos baixar as linhas, se for para pressionar, vamos pressionar, se for para baixar, vamos baixar, se for para gerir, vamos gerir, se for para sair para cima deles, a gente vai para cima deles.

EDUARDO NAMBURETE – Embaixador de Moçambique na Argélia

A expectativa é bastante grande e muito positiva. Por aquilo que temos visto o espírito dos jogadores está muito alto, e todos eles demonstram caras bastante alegres, muito relaxados, e é este espírito que eles devem levar para o campo. Estamos aqui para mais uma vez continuarmos a dar o nosso conforto, a nossa presença aqui é a presença dos moçambicanos que vem apoiar a nossa selecção e mostrarmos que estamos com eles, como prometemos desde o começo, que estaremos com a selecção desde a sua chegada até a sua partida. Os moçambicanos que estão aqui virão de várias províncias, estão espalhadas, mas alguns vão vir de distâncias de 600 km ou um pouco mais, mas todos eles estão bastante motivados a fazer estas distâncias para ir assistir o jogo, e temos também a comunidade dos africanos da região da SADC, que agora também manifestaram interesse em se juntar à comitiva moçambicana para apoiar os Mambas, e a expectativa é que de facto tenhamos um número elevado de moçambicanos e outros africanos de fora da Argélia a apoiar a selecção nacional. Neste momento estamos a trabalhar no sentido de mobilizar estes jovens, garantindo-lhes o transporte. São estudantes, alguns deles não têm recursos próprios para poderem ter acesso ao estádio, então nós como representação de Moçambique aqui vamos dar o apoio que for necessário para eles poderem estar conosco durante o dia de amanhã. Os nossos amigos argelinos obviamente puxam para o seu lado, mas alguns reconhecem que de facto vai ser um jogo bastante renhido, que eles reconhecem a qualidade do futebol praticado por Moçambique, já viram noutras paragens por onde Moçambique passou e os resultados que conseguiu, e neste momento Moçambique também está numa posição cimeira a estas alturas, portanto não vai ser um jogo fácil, mas para nós sempre dizemos que o jogo de futebol é mais um momento de amizade, de solidariedade

PAÍTO MUCUANE – Vice-presidente da FMF para selecções

É sabido que a selecção nacional vai realizar o jogo amanhã, sendo distante daqui onde nós estamos, temos cerca de cento e tal quilómetros até o local do jogo, e aquilo que a equipa técnica apresentou como proposta é que nós amanhã, depois do pequeno almoço, vamos seguir a viagem para ficar num hotel perto do local do jogo, e que vai permitir que os jogadores possam descansar, almoçar, depois descansar até a hora do jogo, e esse é o programa que o mister apresentou, e nós hoje vamos ter uma equipa que vai avançar já para o local, de modo que possa preparar toda a logística para que os jogadores, amanhã, quando chegarem ao local do jogo, nesse caso vai estar perto do estádio, esteja tudo já resolvido. E aproveitar essa oportunidade também para agradecer a presença aqui do nosso embaixador, que tem sido fundamental naquilo que é a nossa organização, tem nos ajudado bastante, e isso nos deixa de facto bastante orgulhosos e felizes, e saber que nós não estamos sozinhos. Estamos fora de Moçambique, mas temos pessoas do governo que estão aqui conosco, o nosso Secretário Permanente também está, veio exatamente para assistir este jogo, trazer aquele que é o calor do povo moçambicano, para que na terça-feira de facto possamos ter um bom resultado, que passa por pontuar aqui e vamos continuar a acreditar naquilo que é o sonho de todos os moçambicanos, que é participar no Campeonato do Mundo. Nós já estamos a entrar em contacto com a Federação Argelina, já solicitamos esses bilhetes, a Federação da Argelina tem sido flexível nesse tipo de situação, já acreditamos que vai poder nos ajudar para que estes moçambicanos possam ser o 12º jogador para poder apoiar a selecção nacional.

JÚLIO MENDES – Secretário Permanente do MJD

É um momento importante para nós como moçambicanos e estamos aqui para dar a nossa força para que eles continuem a fazer esta caminhada muito triunfal que está a acontecer. Estamos convictos que eles irão dar tudo para que tenham um bom resultado, e nós todos como moçambicanos estamos com esta esperança de que eles façam um bom trabalho. O povo moçambicano está com eles todos, o povo moçambicano está com a nossa selecção. É esta mensagem que o nosso Governo quer transmitir e é essa a razão da nossa presença aqui, para que eles sintam-se confortados, que estão todos com eles, e nós também estamos a torcer para que as condições de trabalho, tudo aquilo que essa selecção precisa, esteja em condições para que nós possamos continuar a caminhar como tem estado até agora. 

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos