Pais e encarregados de educação contribuíram dinheiro no valor de 45 mil meticais e material para pintar 28 salas de aula da Escola Primária Completa de Laulane, na cidade de Maputo onde no presente ano lectivo estão matriculados três mil alunos.
A Escola Primária Completa de Laulane, localizada no bairro com mesmo nome, arredores da cidade de Maputo existe há 34 anos. O estabelecimento de ensino poucas vezes foi reabilitado e é na mesma escola onde estuda o pequeno Olices Macuácua, que actualmente com 12 anos de idade anda na sétima classe.
Ele conta que começou a primeira classe na mesma escola há sete anos e diz que antes da pintura a escola era desvalorizada.
“Muitos não gostavam desta Escola, meus amigos falam mal da Escola, porque não tinha boa pintura, mas hoje como está pintada de novo há muitos que querem estar aqui”, disse o aluno Olices, que trajava seu uniforme azul e levava às costas a sua mochila contendo livros.
Quem também se alegra pelo facto de a Escola exibir nova imagem é a professora Célia Fumo que dá aulas naquela escola há cinco anos. Para ela a nova imagem da instituição elevou a autoestima dos professores. A professora diz estar motivada e que o ambiente na Escola e agradável.
O Director da Escola, Jeremias Chiconce saúda a iniciativa do conselho de escola e diz que o estabelecimento de ensino que dirige está mais atractiva e garante haver mais vagas para novos ingressos.
“A capacidade máxima da Escola é de cinco mil alunos e neste ano temos inscritos três mil alunos. Pensamos que devido a imagem que era precária os pais não matriculavam seus educandos aqui. A imagem da Escola melhorou, acreditamos que haverá mais alunos a virem para aqui. Temos ainda vagas e podem vir matricular as crianças, nós vamos recebê-los".
A Cidade de Maputo conta no presente ano lectivo com 18. 839 alunos na primeira classe contra os 22. 230 Inicialmente previstos. Actualmente a capital do país tem 101 Escolas que leccionam a primeira classe, das quais 33 já alcançaram a meta das matrículas.