O País – A verdade como notícia

Comissão Europeia escala Moçambique para avaliar estágio de vacinação contra COVID-19

Uma delegação da Comissão Europeia para a área de Operações Europeias de Protecção Civil e Ajuda Humanitária (ECHO) vai visitar Moçambique, para avaliar as acções que foram tomadas para impulsionar o processo de vacinação contra COVID-19 e aumentar a cobertura vacinal em Moçambique.

De acordo com um comunicado de imprensa recebido pelo “O País”, com cerca de 46.4 milhões de Meticais financiados pela ECHO, a Organização Mundial de Saúde (OMS) em Moçambique está a apoiar o Ministério da Saúde e os seus parceiros na implementação dos aspectos operacionais e técnicos ligados à campanha de vacinação contra COVID-19 ao longo de 18 meses.

Para além do referido apoio ao Ministério da Saúde, subvenção tem vindo a ajudar a reforçar a capacidade dos profissionais de saúde para planear, coordenar o processo de distribuição das vacinas, bem como monitorar e documentar os resultados da campanha e investigar e relatar adequadamente quaisquer eventos adversos após a imunização.

O financiamento disponibilizado faz parte da iniciativa humanitária da União Europeia (UE) para apoiar a vacinação contra a COVID-19 em África e visa assegurar um maior acesso às vacinas, as populações vulneráveis e de alto risco, tais como trabalhadores da saúde, idosos, pessoas com co-morbilidades, e em particular pessoas deslocadas por conflitos e catástrofes naturais.

“Moçambique deu grandes passos na sua resposta à pandemia causada pelo COVID-19. Isto inclui chegar às pessoas mais vulneráveis e assegurar que também elas tenham a oportunidade de se protegerem da doença e da morte por causa da COVID-19. Estamos gratos pelo apoio do ECHO que nos permitiu contribuir junto das autoridades nacionais de saúde para proteger e salvar mais vidas” Diz Dr. Tomas Valdez, Coordenador de Sistemas de Saúde do Escritório da OMS em Moçambique.

A Delegação irá também realizar uma visita a Centros de Saúde na Província de Maputo, para dar a conhecer as actividades ligadas a procura e acesso às vacinas e inteirar-se do apoio que a OMS está a prestar ao Ministério da Saúde na implementação do Plano Nacional de Vacinação contra a COVID-19 e especialmente na realização das campanhas de vacinação.

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos