O Presidente do Município de Maputo, Eneas Comiche, esteve, hoje, reunido com os residentes do Distrito Municipal KaMpfumo num comício para a apresentação de contas da sua governação iniciada em 2019 e que está prestes a findar.
No encontro, Eneas Comiche fez o balanço da sua governação em sete áreas, sendo uma delas a melhoria de segurança no distrito com a alocação de uma viatura “Mahindra” e duas motorizadas para o Comando Distrital da Polícia Municipal, a desactivação de 52 “bocas de fumo” e, desencadeadas operações no Mercado Estrela Vermelha, para a recuperação de acessórios de viaturas roubadas.
Outras áreas destacadas por Comiche foram a saúde e a educação, tendo recordado que, durante o seu mandato, foi reabilitada a Morgue do Hospital Central de Maputo, reabilitadas e requalificadas as casas de banho dos utentes do Centro de Saúde da Malhangalene.
Mas também falou dos trabalhos feitos para a melhoria da iluminação pública e abastecimento de água.
“Provida iluminação pública na Rua Avelino Mondlane e escadarias da Barreira de Maxaquene, colocados 851 candeeiros na via pública, repostos 144 postes de iluminação pública com os respectivos, candeeiros que haviam sido derrubados, efectuadas 1268 novas ligações de energia a igual número de usuários, reparadas 1091 fugas de água no sistema e realizadas 130 novas ligações de água aos utentes”, avançou Lutero Simango, Presidente do MDM.
Outras áreas mencionadas foram a cultura, o desporto, a juventude, a construção, a reabilitação e o equipamento de infra-estruturas, mas falou, também, da reabilitação em curso de algumas avenidas, que, por muito tempo, foram dor de cabeça dos munícipes.
“Reabilitação das faixas laterais da Av. Eduardo Mondlane; construção do sanitário público na Av. 24 de Julho, reabilitação dos passeios das avenidas Zedequias Manganhela, Fernão Magalhães, Filipe Samuel Magaia, Samora Machel e Karl Marx; e reabilitação do Centro Cultural Municipal Gil Vicente no âmbito de parcerias públicas e privadas.”
Entretanto, o edil de Maputo reconheceu que a construção e o apetrechamento do edifício-sede de Administração do Distrito Municipal KaMpfumo e a manutenção e conservação das infra-estruturas ainda constituem desafios.
Feita a prestação de contas, chegou, como não poderia faltar, a vez de os munícipes falarem do que acham do mandato prestes a terminar. Todos os intervenientes consideraram o trabalho realizado positivo.
Entretanto, há ainda quem sente que algumas coisas ainda não foram feitas, como a reabilitação de passeios na Avenida Eduardo Mondlane.
“Os passeios da Avenida Eduardo Mondlane são uma vergonha. Se andar sem cuidado e atenção, é capaz de tropeçar e voltar para casa com uma ferida ou um gesso”, reclamou Abdul Remane, munícipe de Maputo.
Outro ponto mencionado foi a retirada dos vendedores informais dos passeios da baixa da Cidade de Maputo em 2020 e que, em meados do ano passado, voltaram a ocupar os passeios, não permitindo, assim, uma passagem dos transeuntes.
Sobre as preocupações, os vereadores disseram que os trabalhos para resolver a situação ainda estão em curso e soluções não tardarão.
Antes do comício, Eneas Comiche inaugurou sanitários públicos, uma quadra polivalente no bairro Sommerschield e lançou a primeira pedra para a construção da sede da Administração do Distrito KaMpfumo.