O País – A verdade como notícia

Com telas e metais, Butcheca conta histórias no Franco

Vim para contar uma hisória é o título da nova individual de artes plásticas, de Butcheca. A mostra de pintura será inaugurada esta terça-feira, na sala de exposições do Centro Culural Franco-Moçambicano, na Cidade de Maputo.

Ao fim de um ano, Butcheca expõe pela terceira vez uma individual de artes plásticas. Depois do Camões – Centro Cultural Português, em Maputo, e da Galeria Manoeuvre, em Matosinhos (Portugal), o artista regressa às exposições com algo por narrar. Na verdade, Vim para contar uma história é uma forma que o artista encontrou para regressar ao seu e ao passado dos moçambicanos, de modo a extrair eventos que ajudam a preservar a memória colectiva de uma sociedade em permanente transformação.

Recorrendo a óleo, carvão e acrílico sobre tela ou à pintura sobre metal, Butcheca imprime nas suas novas obras imagens que sugerem movimentos realizados por personagens aparentemente familiares. Na verdade, é através de figuras aparantemente humanas que, de certo modo, as narrativas de Butcheca ganham, primeiro, um sentido comunitário, e, simultaneamente, nacional.

Vim para contar uma história é a dimensão onde o passado e o presente de Moçambique se encontram, o que faz com que as artes plásticas participem na composição de uma realidade social inerente a um certo tempo. Aliás, conforme aponta a nota de imprensa do Centro Cultural Franco-Moçambicano, “Nesta exposição, Butcheca atravessa episódios da sua autobiografia, cruzando memórias de pessoas e lugares da sua história de vida. Na sua pintura, o artista leva-nos pela mão, fazendo-nos mergulhar no seu universo, através de manchas de cores e personagens, que nos transportam para a sua história, que também pode ser a nossa história”

“Vim Para Contar uma História” estará em exibição até o dia 28 de Outubro.

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos