O País – A verdade como notícia

Cólera na fase estacionária em Sofala

Foto: O País

Mais dois dos 13 distritos da província de Sofala registaram cólera nos últimos dias, contudo, de uma forma geral, o sector de saúde considera que a doença está numa fase estacionária, há cerca de 10 dias.

Dondo e Nhamatanda são os dois distritos que entraram, na semana finda, na lista de regiões com casos de cólera em Sofala, passando, assim, para 11 o número de distritos com a doença dos 13 existentes, segundo Neusa Joel, directora provincial de Saúde em Sofala.

“Nas últimas 24 horas, foram registados 80 novos casos contra mais de 200 que eram registados na fase crítica da doença, nos distritos que continuam a registar a cólera actualmente. Beira já foi o epicentro da doença, mas, neste momento, a situação é muito boa. Nos últimos cinco dias, tivemos uma média de cinco novos casos contra uma média anterior de 70 casos e temos apenas cinco internados. Ao nível de toda a província, ou seja, nos 11 distritos, temos 85 pessoas internadas, sendo os distritos de Dondo e Nhamatanda com o maior número de casos, com 34 e 36, respectivamente”, avançou Neusa Joel, directora provincial de Saúde em Sofala.

Em toda a província de Sofala, foram registados, desde Setembro de 2022 a esta parte, cerca de cinco mil casos de cólera e 27 mortes. O último óbito foi registado há cerca de duas semanas.

No âmbito de mitigação da doença, foram identificados mais de 70 poços com a água imprópria para o consumo em vários distritos. “Estamos a fazer sensibilização e distribuição de cloro e certeza nas nossas comunidades.”

Ainda no âmbito das medidas de mitigação da doença, Sofala vacinou 650 mil pessoas nas cidades da Beira e distritos de Caia e Marromeu.

 

 

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos