O País – A verdade como notícia

Cólera: Cabo Delgado em alerta máximo

Em toda a província de Cabo Delgado foram activados 30 centros de acomodação com um total de 20 mil pessoas. Em Quissanga, Ibo e Macomia a situação é ainda mais preocupante porque os centros de saúde foram completamente destruídos pelo ciclone Kenneth. Na cidade de Pemba, há registo de 20 casos de diarreias; no distrito de Mecufe, cinco casos, dos quais acompanhados de vómito. Esta situação coloca a província em alerta máximo, pois já se prevêem casos de cólera.

Em toda a província de Cabo Delgado estão danificados 38 centros de saúde, cinco dos quais completamente. O atendimento dos doentes está a ser feito, em alguns casos, nos contentores, em outros casos em locais improvisados.

Neste momento, o Ministério da Saúde está a negociar vacinas contra cólera para Cabo Delgado. Enquanto isso, as chuvas vão continuar a cair na província de Cabo Delgado. As previsões indicam que o abrandamento da precipitação só vai acontecer a partir do próximo dia 02 de Maio. A esta altura, a bacia hidrográficas Megaruma está a registar subida e Messalo e Montepuez ligeira descida.

 

 

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos