Município de Maputo diz que o financiamento aprovado recentemente pelo Banco Mundial vai permitir melhorar a mobilidade urbana na região do Grande Maputo.
O presidente do município de Maputo visitou, esta sexta-feira, o distrito municipal KaMubukwana, com o objectivo de avaliar o plano de desenvolvimento urbano.
Eneas Comiche começou pelo Mercado Luís Cabral, que tem grande parte de bancas abandonadas. Depois foi ver de perto as condições em que funciona o centro de saúde de Inhagoia “A”, que atende, em média diária, 300 utentes e funciona num espaço bastante exíguo. As pessoas que são atendidas naquele hospital residem nos bairros Aeroporto, Inhagoia, Bagamoyo e 25 de Junho.
O edil visitou também as obras de reabilitação da Rua São Pedro e a vala de drenagem de águas pluviais. Na ocasião, houve espaço para falar à imprensa sobre o financiamento do Banco Mundial. Comiche esclarece que o dinheiro não é apenas para o município de Maputo, mas para a Região Metropolitana do Grande Maputo e será investido na construção e reabilitação de infra-estruturas de mobilidade. O edil de Maputo diz que os resultados dos trabalhos não serão visíveis de imediato.
“Este é um grande investimento que estará para além do meu mandato. Certamente que há vias que vão ser ampliadas porque nas condições actuais não há estrada dedicada a meios de transportes colectivos, mas temos que ter. Temos que ter paragens apropriadas para o efeito, portanto não pode interferir com a circulação dos outros meios de transportes.” Éneas Comiche apontou que as vias a serem intervencionadas são as que ligam o Município de Maputo e Matola, incluindo toda a Avenida Julyus Nyerere a Avenida Lurdes Mutola e, aliado a isso, a aquisição de mais meios de transporte.
E em relação à época chuvosa que se avizinha, o Conselho Municipal da Cidade de Maputo diz estar preparado para assistir as potenciais vítimas de inundações.