O País – A verdade como notícia

Clubes e instituições felicitam “locomotivas” de Maputo pela conquista da WBLA

A equipa feminina do Ferroviário de Maputo recebeu felicitações da Federação Moçambicana de Basquetebol, Liga Moçambicana de Basquetebol e Grupo Desportivo Maputo, pela conquista da Liga Africana de Basquetebol, em Dakar, Senegal.

A conquista do título africano de basquetebol feminino pelo Ferroviário de Maputo continua a merecer elogios e felicitações de várias organizações federativas e clubes.

A Federação Moçambicana de Basquetebol (FMB) felicitou o Ferroviário de Maputo pela conquista, no dia 15 de Dezembro, da Liga Africana de Basquetebol (WBLA), em Dakar, Senegal.

Em comunicado enviado ao clube da baixa da Cidade de Maputo, o órgão reitor da modalidade da bola ao cesto no país refere que “a Federação Moçambicana de Basquetebol e toda a família do basquetebol moçambicano acompanharam, com grande júbilo, mais uma conquista do Campeonato Africano de Basquetebol de clubes em seniores femininos Dakar 2024”.

A Federação Moçambicana de Basquetebol entende ainda que o feito do Ferroviário de Maputo, que representou o basquetebol nacional, em particular, e o desporto moçambicano, no geral, merece ser celebrado por todos, por ser uma conquista de todos, afinal “se revê nos esforços e dedicação de todos quanto a tornaram possível”.

Por seu turno, a Liga Moçambicana de Basquetebol reconheceu a conquista das “locomotivas” na maior competição de clubes de África.

Para a Liga Moçambicana de Basquetebol, órgão reitor do campeonato nacional da modalidade, no caso de femininos denominada Liga Sasol, “este é um feito notável que reflecte o talento, o esforço e a determinação de toda a equipa, que demonstra não só o conhecimento do basquetebol em Moçambique, mas também a sua transformação num meio de desenvolvimento social e desportivo”.

A Liga Sasol refere ainda que “este triunfo da equipa sénior feminina do Clube Ferroviário de Maputo é um testemunho da dedicação da equipa e trabalho dos seus técnicos” até porque “mostrou garra e determinação”, pois, ao vencer a Liga Africana de Basquetebol, “elevou bem alto o basquetebol feminino moçambicano e, certamente, inspira, assim, futuras gerações de atletas”.

A Liga Moçambicana de Basquetebol termina dizendo que se orgulha por ter contribuído para a vitória e augura que seja o prenúncio de mais sucessos e conquistas para o basquetebol moçambicano.

Quem também deixou uma felicitação ao Ferroviário de Maputo é o Grupo Desportivo Maputo, que enaltece o feito alcançado pelo brioso grupo de trabalho, realçando ainda que “é resultado de um trabalho árduo e coordenado”, consubstanciando assim “um exemplo de que, para se vencer, é preciso estar preparado”.

O GDM felicita, ainda, a equipa de futebol masculino pela conquista da Taça de Moçambique ZAP. “Vimos por esta congratular a vossa agremiação pela excelente prestação das equipas sénior masculino de futebol e sénior feminino de basquetebol que culminou com a conquista da Taça de Moçambique e do Campeonato Africano de Basquetebol de clubes, respectivamente”, escreve o Desportivo Maputo na sua carta de felicitação.

Recorde-se que a equipa feminina do Ferroviário de Maputo conquistou a Liga Africana de Basquetebol sem nenhuma derrota, tendo vencido na final da prova o Al Ahly do Egipto, então bicampeão africano.

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos