Cinco pessoas vão ser operadas a coluna de hoje até sexta-feira no hospital central de Maputo. As cirurgias resultam de uma parceria entre o Ministério da Saúde e Agência Palestina de cooperação, e vão decorrer de três em três meses durante três anos.
A nossa equipa de reportagem acompanhou, no bloco operatório do Hospital Central de Maputo, a primeira de um total de cinco cirurgias da coluna, que vão decorrer durante esta semana. Trata-se da segunda missão de correção de uma doença que geralmente surge a nascença, a escoliose.
Os cinco pacientes que serão operados têm entre 12 a 17 anos. Estão envolvidos no processo 10 profissionais da saúde. A cirurgia dura em média quatro horas e em cinco dias o paciente tem alta.
Por se tratar de uma doença que se adquire a nascença, a escoliose não pode ser prevenida. Mas os médicos alertam que muitas doenças da coluna podem ser prevenidas, a partir de uma postura correcta.
A cooperação do Ministério da Saúde e Agência Palestina de cooperação terá a duração de três anos. Na primeira missão foram operadas quatro pessoas.