O País – A verdade como notícia

Cinco meses depois, alunos da primeira classe começam a receber livros

Os alunos da primeira classe já começaram a receber os livros escolares. Os professores dizem que os manuais vão facilitar o seu trabalho e avançam que a leccionação dos conteúdos não vai começar pela primeira página. Já os alunos da segunda classe, ainda vão continuar a usar os cadernos de actividade.

Cinco meses depois do arranque das aulas, os alunos da primeira classe têm, finalmente, os livros escolares em suas mãos.
Os manuais começaram a chegar semana passada, depois de os professores terem trabalhado todo o primeiro trimestre e arrancado o segundo nas piores condições pedagógicas possíveis de se imaginar.

“Usávamos mais o caderno. Então, nós tínhamos de chamar a cada criança e dar o trabalho de escrever no seu próprio caderno e elas poderem copiar. É meio complicado, mas trabalhamos assim mesmo e conseguimos produzir alguma coisa”, explicou Fenias Saete, professor da primeira classe, na Escola Primária Completa Unidade 18.

Rosita Zeca, professora na Escola Primária Completa das FPLM, sublinha as palavras do seu colega de profissão: “Havia actividades, que eram difíceis de a criança perceber. Então, há necessidade de se ter o livro porque temos ali palavras e objecto, tendo em conta que estamos numa fase inicial e elas (as crianças) precisam de aprender a ver”.

E trabalhar com os alunos da primeira passa a ser mais fácil com a recepção dos livros escolares.

“Com o livro, tudo levamos a realidade do aluno. Cada um tem o seu material, onde vê, recebe a explicação do professor e, assim, acaba percebendo facilmente.

E mais: “Aquilo que o professor fala, mostramos no livro. Eles (os alunos) vêem no concreto. Que, afinal de contas, essa gravura ilustra o professor, as frutas e que muitas as crianças nunca viram”, acrescentou Florência Lázaro, professora da primeira classe.

E a recepção do material escolar não significa que os professores vão começar a dar aulas do zero.

“Nós vamos continuar com aquilo que eram as nossas actividades. Vamos começar o segundo trimestre. Então, as actividades que já passaram, eles vão exercitar com o novo livro. Vão servir como um conteúdo para consolidar aquilo que foram as aulas passadas, porque, de lá para cá, também tivemos algumas crianças que não desenvolveram bem as suas habilidades educativas e o livro poderá auxiliar nesta vertente”; explicou Rosita Zeca, professora da primeira classe.

As direcções das escolas confirmam a recepção dos livros escolares da primeira classe e que já foram distribuídos para todos os alunos. “Já recebemos os livros da primeira classe. Temos 290 alunos com igual número de livros de Potuguês e Matemática. Ainda aguardamos a recepção dos livros da segunda classe”, afirmaram Dulce Vilanculos, directora pedagógica da Escola Primária Completa das FPLM, e Alzira Basílio, directora da Escola Primária Unidade 18.

Estão matriculados para a primeira e segunda classes cerca de seis milhões de crianças. Os alunos da segunda classe vão continuar a usar o caderno de actividades impresso pela Académica Limitada.

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos