Cinco membros do PODEMOS foram baleados hoje, sábado, no distrito de Mecanhelas, na província do Niassa. O incidente aconteceu depois de um cruzamento com membros da Frelimo, que marchavam em comemoração da vitória nas eleições de 09 de outubro corrente.
Foi por volta das 10 horas deste sábado que o trágico encontro entre as caravanas do PODEMOS e da Frelimo, que se encontravam em marcha resultou em confrontos. Nos vídeos gravados por telefone celular é possível perceber que a Polícia “não teve muito tempo para conversa”, tendo optado em dispersar os membros do PODEMOS com balas reais e direcionadas.
Segundo a chefe das Relações Públicas da PRM no Niassa, a Polícia foi obrigada a fazer disparos a fim de dispersar os membros do PODEMOS, que caminhavam em direção aos membros da Frelimo.
“O que aconteceu é que quando eram precisamente 10 horas, os simpatizantes do Partido Podemos colocaram-se nas ruas manifestando e colocaram pneus na ponte com fogo e a polícia extinguiu o fogo. De seguida, deslocaram-se ao local onde o Partido Frelimo estava a realizar o seu comício e atiraram pneus com fogo. E a polícia interveio e nessa intervenção atingiram 5 pessoas com balas perdidas”, relatou, Angelina, chefe das Relações Públicas da PRM no Niassa.
Ainda de acordo com a Polícia as cinco vítimas foram socorridas e “prontamente foram socorridas pela polícia e estão estáveis”, disse.
Questionada sobre as motivações que levaram ao uso de balas reais, a PRM diz que o fez porque era necessário. “A polícia estava no terreno a fazer a proteção e eles fizeram com violência e a polícia interviu e nessa intervenção houve balas perdidas.