Mais de 35 mil habitantes das cidades da Beira e Dondo passaram a dispor, a partir de hoje, de mais água potável, com a inauguração, pelo Presidente da República, de um sistema de abastecimento de água e uma estação de bombagem na região de Mutua, distrito de Nhamatanda, em Sofala.
As referidas infra-estruturas já vinham a operar desde o período da Independência Nacional, mas já estavam obsoletas, fazendo com que a água, nos últimos anos, fosse distribuída nas duas cidades com várias restrições.
A situação veio a piorar quando, há dois anos, o ciclone Idai que fustigou a região Centro do país também não poupou aqueles já degradados empreendimentos, o que culminou com a sua paralisação, colocando grande parte da população das cidades da Beira e Dondo sem água.
O Governo, a nível central, mobilizou fundos e juntou-se ao Banco Mundial, tendo disponibilizado cerca de USD oito milhões, valor usado na reabilitação e ampliação dos empreendimentos.
Falando no acto da inauguração do empreendimento, o Presidente da República, Filipe Nyusi, destacou que o grande impacto destas infra-estruturas é o facto de imediatamente incrementarem acesso à água de boa qualidade para mais de 35 mil pessoas nos bairros Inhaminzua, Matadouro, Mungassa e Ndunda, na cidade da Beira, e Kanhandula, Nyamaiabwe e Samora Machel, na cidade de Dondo.
“Importa sublinhar que as obras compreenderam, igualmente, a reposição da rede danificada pelo ciclone idai, o que veio aumentar a pressão e reduzir as perdas nos bairros de Macuti, Chipangara, Chingussura, Mungassa, Nhaconzo, Matacuane e Porto”, anotou.
Filipe Nyusi reconhece que a água ainda não chega para todos, mas diz que o seu Governo continuará a envidar esforços, para que o precioso líquido esteja ao alcance da população até nas regiões mais recônditas.
“Concluída essa fase nas cidades da Beira e Dondo, iremos prosseguir com mais intervenções, das quais destacamos as obras de reabilitação da estação de captação de água do rio Púnguè, ampliação de estação de tratamento das águas de Mutua, cujas obras estão já a iniciar e vamos ainda construir um novo centro distribuidor no bairro Estoril, na cidade da Beira”, avançou o Chefe de Estado.
Nyusi inaugura instalações do Município de Dondo e Hospital Privado da Beira
O Município de Dondo, em Sofala, funciona, desde ontem, num novo edifício. A imponente infra-estrutura de elevado nível arquitectónico, inaugurada esta quinta-feira, pelo Presidente da República, Filipe Nyusi, está orçada em 800 mil euros.
Na recém-inaugurada infra-estrutura, funcionarão, além do gabinete do edil, as vereações de construção, acção social, educação e cultura, juventude e desporto, agricultura e desenvolvimento local.
Falando momentos após a sua inauguração, o Presidente da República instou a edilidade a melhorar o atendimento público, bem como o incremento de arrecadação de receitas.
Depois de inaugurar a referida infra-estrutura, Filipe Nyusi procedeu, igualmente, à inauguração do Hospital Privado da Beira, acto que marcou o fim da sua visita de um dia à província de Sofala.
Na visita à província de Sofala, Filipe Nyusi fez-se acompanhar pelos ministros da Economia e Finanças, Ernesto Max Tonela; Administração Estatal e Função Pública, Ana Comoana; Saúde, Armindo Tiago; Transportes e Comunicações, Mateus Magala; Cultura e Turismo, Eldevina Materula; vice-ministros das Obras Públicas, Habitação e Recursos Hídricos, Cecília Chamutota; Trabalho e Segurança Social, Rolinho Farnela; Recursos Minerais e Energia, António Saide; presidente da Autoridade Tributária, Amélia Muendane; quadros da Presidência da República e de outras instituições do Estado.