O País – A verdade como notícia

“Freddy” deixa Zambézia a partir desta quinta-feira mas pode voltar ao país

Depois de, no domingo, ter saído do Centro do país, através da província de Tete, para Malawi, onde originou chuvas intensas, esta terça-feira, em formato de depressão tropical, o fenómeno regressou a Quelimane, onde se espera que cause mais chuva até esta quarta-feira.

A previsão do Instituto Nacional de Meteorologia é que a depressão tropical Freddy inicie, a partir de quinta-feira, uma trajectória de saída da zona continental do país, através da província da Zambézia, em direcção ao Oceano Índico, onde se prevê que enfraqueça e desapareça.

Enquanto isso não acontece, na zona Centro do país, com destaque para a província da Zambézia, ponto de entrada do fenómeno natural, continuam chuvas intensas de até 200 milímetros.

“O sistema esteve, anteontem (12/03), na província de Tete, e a sua interseção com outros sistemas fê-lo sair para Malawi, mas está, hoje (terça-feira), de volta ao território moçambicano, na província da Zambézia, e entra através do distrito de Milanje, gerando muita chuva”, explicou Pedro João, meteorologista.

A boa notícia, de acordo com o meteorologista, é que os ventos já abrandaram em toda a zona Centro.

Agora, a depressão tropical “sairá do nosso país no dia 16”, entretanto “pode voltar a Moçambique, bem como a Madagáscar, mas o INAM continua a monitorar e, se tal acontecer, poderá informar”.

Esta foi a primeira vez em que o mesmo ciclone tropical entrou duas vezes no Canal de Moçambique e durou mais de trinta dias.

Face à ocorrência de mais chuvas intensas, ventos fortes e trovoadas, o INAM apela à tomada de medidas de precaução e segurança.

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos