O País – A verdade como notícia

Chuvas e inundações condicionam ajuda humanitária no Sudão

As Nações Unidas alertaram que chuvas pesadas e inundações têm dificultado muito o transporte de ajuda humanitária para o Sudão, Chade e Sudão do Sul. Esse facto faz com que a situação humanitária no Sudão, país devastado pela guerra, se torne cada vez mais crítica, com mais da metade da população do país a enfrentar níveis severos  de fome.

Mais de 317 mil pessoas foram afectadas pelas fortes chuvas e inundações, das quais 118 mil foram deslocadas. O país enfrenta um surto de cólera, desencadeado pelas inundações e água contaminada.

Ainda que os camiões de ajuda estejam a chegar a Darfur, a ONU enfrenta dificuldades tendo em conta que as vias de acesso estão inundadas. “Precisamos de acesso facilitado para que possamos aumentar nossa assistência, salvar vidas e evitar que a fome se espalhe”, disse a porta-voz do World Food Programme no Sudão, Leni Kinzli.

As chuvas torrenciais pioraram a crise de deslocamento devido ao conflito  que coloca o Sudão numa situação de caos.  O conflito eclodiu entre o exército sudanês e as forças de apoio rápido paramilitares em Abril do ano passado. Milhares de pessoas foram mortas e quase oito milhões foram deslocadas desde o início dos conflitos.

 

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos