O País – A verdade como notícia

Chissano recomenda estudo de viabilidade para privatização ou não de empresas em crise

Foto: O País

O antigo Presidente da República, Joaquim Chissano, diz que o Governo tem de fazer um estudo de viabilidade correcto para decidir se privatiza ou não as empresas públicas em crise. Para Chissano, formar quadros é parte da solução.

Joaquim Chissano governou o país por 18 anos, entre 1986 e 2004. A experiência à frente do país dá-lhe conforto para dar receitas sobre o que se deve fazer em determinados momentos de crise. Um deles é sobre a falência de empresas públicas.

“Precisamos de continuar a formar quadros e a obter as informações necessárias para saber gerir melhor as instituições.”

Chissano recorda também que “no meu tempo, também houve problemas. Tivemos de recorrer a parceiros para gerir certos assuntos – os Portos e as Alfândegas são disso exemplo. Portanto, cada assunto resolve-se no seu momento exacto”.

Pela insustentabilidade das empresas, há muito que se pensa na privatização das que têm as contas no vermelho. Sobre isso, o antigo Chefe do Estado não tem dados, mas recomenda que “é preciso fazer um estudo de viabilidade correcta sobre guardar ou vender e outro dia começar um novo passo, os economistas sabem muito bem dessas coisas.”

Chissano falava à margem da festa antecipada da independência dos EUA realizada em Maputo.

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos