O antigo Presidente da República, Joaquim Chissano, exortou que os jovens, que fazem parte das Forças Armadas de Defesa de Moçambique (FADM), sejam um exemplo de unidade nacional. O antigo governante falava nesta quinta-feira à margem da cerimónia de celebração do Dia das Forças Armadas de Defesa de Moçambique.
Joaquim Chissano começou por enaltecer o trabalho das Forças Armadas para a preservação da soberania do país. “Quero saudar ao povo moçambicano, por, durante estes 61 anos, ter conservado a unidade nacional do nosso país, sempre trabalhando com as nossas Forças Armadas de Moçambique, tal como foi o trabalho com as Forças Populares de Libertação de Moçambique”.
Chissano exortou que os jovens mantivessem a unidade nacional, que “sempre caracterizou a unidade do povo com as Forças Armadas”, e saudou as forças que têm combatido o terrorismo em Cabo Delgado.
A Presidente da Assembleia da República também prestou homenagem às FADM, e destacou que o desafio para os jovens da geração actual é a luta pela libertação económica. “Os jovens de 25 de Setembro conquistaram a independência nacional e os jovens hoje têm a missão e o desafio de desencadear esta luta [ pela independência económica] sob a liderança do Presidente Daniel Chapo”.