O seleccionador nacional já ensaiou aquela que pode ser a equipa inicial para o jogo diante da Costa do Marfim, nesta noite. O facto é que não vai contar com Nené, que ficou lesionado durante uma das sessões de treinos e não recupera a tempo.
Moçambique e Costa do Marfim defrontam-se na noite desta quarta-feira no Grand Stade de Marrakech, em Marrocos, na estreia do grupo F do Campeonato Africano das Nações.
Mas foi na manhã desta terça-feira que a selecção realizou o último treino, num dos quatro campos anexos ao estádio que vai acolher o jogo, e Chiquinho Conde já ensaiou o “onze” inicial para o referido embate.
Numa sessão em que os disponíveis foram divididos em dois grupos para ensaiar os aspectos técnicos-tácticos, com enfoque nas transições defesa-ataque, bem como trabalhar nos blocos específicos em função do jogo, num dos lados estava o provável “onze” para a noite desta quarta-feira.
Ou seja, em função dos “habitués” titulares, onde estavam integrados Ernani na baliza; Diogo Calila, Mexer, Reinildo e Bruno Langa, na defesa; Kambala, Alfonso Amade e Guima, na zona central do centro do terreno; Witi e Geny Catamo nas laterais e Faisal Bangal mais adiantado, pressupõe-se que seja esta a equipa inicial.
Quanto muito, pode haver algumas pequenas alterações, casos da entrada de Stanley Ratifo para o lugar de Faisal Bangal, ou até mesmo a entrada de início de Domingues, para o lugar de Kambala, empurrando Alfonso Amade e Guima para mais atrás, a fazerem o primeiro tampão.
Lesionado, Nené é “carta fora do baralho”
Entretanto, o quadro clínico dos Mambas até pode ser animador, em função dos que estão disponíveis para este primeiro jogo, já que todos estão prontos, excepto um: Nené.
O internacional moçambicano sofreu uma lesão muscular no treino da última segunda-feira e foi forçado a abandonar o treino. No treino desta terça-feira, o último antes do jogo, Nené não integrou o grupo de trabalho, e Chiquinho Conde já confirmou a sua ausência.
Durante a conferência de imprensa de antevisão ao jogo, Conde foi claro ao dizer que “felizmente temos todos os jogadores disponíveis, com excepção de um que se lesionou”, assegurando que o que é importante é trabalhar com os disponíveis, até porque “num grupo que nós temos de 25, conseguimos colmatar esta situação, mas queremos iniciar bem”.
Por isso, sem Nené, Kambala acaba por entrar nas contas iniciais para o jogo desta quarta-feira, sendo que é o único ausente.
Moçambique e Costa do Marfim abrem o grupo F do CAN, quando forem 19h30 de Maputo, sendo que Camarões e Gabão fecham a primeira jornada da competição, quando forem 21h30.
Os Mambas jogam posteriormente a 28 de Dezembro, diante do Gabão, a partir das 21h30 de Maputo, encerrando a fase de grupos frente aos Camarões, também às 21h30, desta feita no último dia do ano, 31 de Dezembro.
Caifadine Manasse junta-se aos Mambas em Marrocos
O ministro da Juventude e Desporto, Caifadine Manasse, juntou-se à selecção nacional de futebol, os Mambas, no seu quartel-general, em Marrocos, onde está a participar no Campeonato Africano de Futebol, CAN 2025.
O dirigente moçambicano levou consigo a mensagem de força, patriotismo e carinho de todos os moçambicanos, bem como do Governo liderado por Daniel Chapo, Presidente da República, que considera o desporto um dos motores de inclusão, desenvolvimento e orgulho nacional.
Faz parte da agenda do dirigente durante a sua estadia em Marrocos – para além de ter participado na cerimónia de abertura do CAN, em representação do Chefe do Estado, acompanhar os Mambas, principalmente no primeiro jogo, nesta quarta-feira – reforçar parcerias estratégicas no sector do desporto e promover investimentos em infra-estruturas, formação e intercâmbio técnico-científico.
Manasse também manterá encontros com autoridades marroquinas e parceiros institucionais, visando aprofundar a cooperação bilateral e fortalecer a presença de Moçambique nos grandes palcos desportivos africanos.
MJD mantém encontro de cortesia com Patrice Motsepe
Ainda em Marrocos, o ministro da Juventude e Desporto, Caifadine Manasse deslocou-se a Marrakech, na companhia do presidente da Federação Moçambicana de Futebol, Feizal Sidat, para estreitar relações com organizações desportivas internacionais.
A deslocação a Marrakech foi marcada pelo encontro de cortesia mantido entre o ministro da Juventude e Desporto e o presidente da Confederação Africana de Futebol, Patrice Motsepe, onde dentre vários aspectos o dirigente moçambicano transmitiu os cumprimentos do Presidente da República, Daniel Chapo, pela organização do CAN, que decorre em Marrocos.

