Chineses querem investir na produção de toranja no distrito de Macate, em Manica. Para o efeito, de acordo com AIM, já foi identificada uma área com mais de 1.000 hectares de terra arável para produção da fruta, segundo deu a conhecer o administrador daquele distrito, Maurício Macharubo.
Ainda de acordo coma AIM, uma equipa de investidores de nacionalidade chinesa escalou, há dias, o distrito para avaliação dos solos, tendo considerado propícios para produção da toranja, cujo projecto será lançado no primeiro trimestre do ano que vem.
Numa comunicação a jornalistas, realizada quarta-feira, Macharubo explicou que neste momento decorrem últimos detalhes para efectivação do projecto. Caso se concretize, o projecto será mais-valia para os residentes daquela região e zonas circunvizinhas visto que serão abertos mais postos de trabalhos para a população, na sua maioria jovens.
Sem avançar os valores a serem aplicados, o administrador do distrito de Macate referiu que a toranja produzida naquele distrito poderá ser exportada para os mercados europeu e asiático.
O distrito de Macate, localizado a 70 quilómetros da cidade de Chimoio, capital provincial de Manica, possui condições agro-ecológicas para produção de cereais, fruteiras e outras culturas de rendimento em todas épocas do ano, lembra AIM.